Alterações nos hábitos de compras em tempos de Covid-19

Alterações nos hábitos de compras em tempos de Covid-19

placeholder

Uma análise sobre a alteração dos hábitos de compra dos portugueses em contexto de pandemia COVID-19.

Grupo Marktest
14 abril 2020

Com o objetivo de perceber em que medida os hábitos de compras em super/hipermercados se alteraram devido à pandemia Covid-19 e ao atual estado de emergência, o Publivaga introduziu algumas perguntas sobre este tema. O universo em estudo é constituído por indivíduos dos 15 aos 74 anos, residentes em Portugal Continental.

Os resultados da primeira semana de recolha (31 de março a 6 de abril) revelam que a grande maioria das pessoas (84,8%) continua, de alguma forma, a fazer compras em super/hipermercados, enquanto apenas 3,4% deixaram completamente de o fazer. No entanto, mais de metade referem que passaram a comprar neste tipo de estabelecimento com menos frequência (53,1%), seguindo-se os que continuam a comprar com a mesma frequência (18,4%) e os que o fazem agora muito raramente (13,3%). Dos restantes, 9.8% deixaram de fazer qualquer tipo de compras/alguém o faz por si (destacam-se aqui as pessoas entre os 65 e os 74 anos) e 2,1% não frequentavam supermercados e continuam a não o fazer.

Entre os inquiridos que diminuíram a frequência ou deixaram de ir a super/hipermercados (69,8%), cerca de 38% afirmam que passaram a ir a outro tipo de lojas (maioritariamente ao comércio local: minimercados, mercearias, talhos, peixarias, padarias, etc.), enquanto 62,0% referem que os locais de compras se mantêm.

Por fim, à pergunta sobre qual a forma mais utilizada para fazer as compras, a maioria respondeu que vai pessoalmente à loja. A encomenda online ou por telefone foi a alternativa referida, mas por um número muito inferior de indivíduos.

Esta análise tem como base informação recolhida no Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos. O Publivaga Super e Hipermercados recolhe informação semanalmente, por telefone, junto de 300 entrevistados pertencentes ao universo em estudo. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais