Reports Media Monitoring
17 março 2004
placeholder

Porquê?

É sabido que a cobertura mediática influencia a percepção da imagem institucional de uma empresa/produto/personalidade.

Analisando o conteúdo das mensagens é possível fornecer indicadores fiáveis no que diga respeito à imagem/valores da empresa que, através dos media, poderão ser entendidos pelos seus vários públicos.

O que são?

Os Reports Media Monitoring consistem numa análise da eficácia e impacto da Comunicação Editorial de um produto, serviço ou empresa e respectiva concorrência efectuando-se para isso uma análise completa dos conteúdos noticiosos.

Esta análise tem como base a recolha diária de notícias, o serviço de clipping, que monitoriza as principais publicações de âmbito nacional e regional, jornais ou revistas, generalistas ou especializadas, qualquer que seja a sua periodicidade.

Estes relatórios podem ser mais ou menos aprofundados, consoante as necessidades específicas de cada cliente. A anteceder a sua elaboração deverá existir um briefing para uma correcta definição das variáveis de análise mais apropriadas.

As análises podem seguir uma metodologia de âmbito quantitativo ou, com maior profundidade, de âmbito qualitativo.

Qualitativamente é efectuada uma análise de conteúdo das notícias recolhidas com o objectivo de verificar se determinadas mensagens veiculadas vão ou não de encontro à estratégia de comunicação definida pelo cliente.

No âmbito quantitativo, propomo-nos a medir o impacto da comunicação editorial em termos de espaço ocupado nos media e respectiva valorização financeira.

Estudo de audiências, valor financeiro da comunicação, número de notícias, número de referências ou avaliação da favorabilidade dos conteúdos são algumas das variáveis passíveis de análise.

A quem se destina?

Responsáveis pela Comunicação Empresarial das empresas: - responsáveis de Marketing, Comunicação, Relações Públicas, Imprensa.
Agências de Comunicação, Publicidade e a todos os responsáveis por assessoria de imagem - comercial, pública ou política ou institucional.

Em que ocasiões?

Sempre que definidos objectivos/estratégia de comunicação deverá ser feita uma monitorização regular

Pontualmente aquando da realização de um evento específico.

No controlo da força/eficácia da comunicação editorial versus a concorrência.
No acompanhamento de uma situação de patrocínio ou product placement.

Em situações de comunicação de crise, como reestruturação de uma empresa, greves, despedimentos.

Alguns exemplos:

1. Gráfico que demonstra a evolução diária do número de notícias e respectiva soma de grp’s 2. Gráfico que demonstra a evolução diária da Favorabilidade* da empresa e possível correlação com as Declarações do Presidente * Escala: de +1 a -1
0 = Neutro

3. Gráfico que demonstra o número de notícias e tempo de exposição por suporte 4. Gráfico que demonstra as variáveis Rating e Coverage por suporte 5. Gráfico que demonstra o número de notícias e respectivo valor financeiro por suporte 6. Evolução Mensal da Favorabilidade por Número de Referências 7. Posicionamento Qualitativo (Eixo y = favorabilidade; Eixo x = Valor Financeiro)

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt