1194 Notícias com Referência ao Euro 2004 - de 1 a 7 de Março
17 março 2004
Segundo o Euro 2004 Observer da MediaMonitor, na semana que decorreu entre os dias 1 e 7 de Março, foram emitidas 1194 notícias sobre este tema. Destas, 45.06% (538 notícias) foram garantidas pela Imprensa, enquanto que a Televisão emitiu 324 notícias (27.14%) e a Rádio 332 notícias (27.81%).

Relativamente aos temas abordados, podemos observar pelo gráfico seguinte que relativamente à semana precedente aumentaram as notícias relativamente à totalidade dos temas, sendo os temas “Patrocínios”, “Política” e “Diversos” os que obtiveram os aumentos mais significativos (superiores a 100% face à última semana de Fevereiro).

placeholder

Analisando o número de notícias publicadas em Imprensa por tipo de publicação, podemos observar que na semana em análise o número de notícias publicadas sobre o Euro 2004 aumentou nos Jornais Diários, nas Revistas e na Imprensa Regional tendo diminuído nos Jornais Diários Desportivos, nos Semanários e na Imprensa Internacional.

placeholder

Nota1: As publicações Visão, Focus, Prémio e Tempo estão analisadas como Semanários pela sua periodicidade e âmbito de informação generalista.
Nota2: Os resultados relativos à Imprensa Internacional não devem ser considerados representativos mas apenas ilustrativos de uma tendência.

Relativamente às notícias emitidas em canais de Televisão (324), podemos observar que a SIC e a TVI foram, na semana em análise, os canais que obtiveram maiores níveis de audiência média (799.900 espectadores na SIC e 597.600 espectadores na TVI). A RTP1 foi o canal que obteve uma maior cobertura: as notícias que a RTP1 emitiu sobre o tema atingiram mais de 5,4 milhões de espectadores, enquanto que as da SIC e da TVI tiveram uma cobertura de respectivamente 4,8 e 3,6 milhões de espectadores.

placeholder placeholder

Do total de 332 notícias emitidas em Rádio sobre o Euro 2004, a maior parte (35.2%) foram emitidas pela Rádio Renascença, e 34.0% foram emitidas pela Antena1 (com respectivamente 117 e 113 notícias cada). A TSF emitiu 89 notícias (26.8%) e a Rádio Comercial 13. No entanto, apesar de não ter sido a estação de rádio a emitir maior número de notícias, foi a Antena 1 que deu maior “tempo de antena” ao Euro, emitindo as suas notícias ao longo de mais de 6 horas e 59 minutos, enquanto que a Renascença dedicou a este tema cerca de 2 horas e 29 minutos (sendo ultrapassada em “Tempo de emissão dedicado ao Euro” pela TSF, que dedicou ao tema mais de 3 horas e 55 minutos).

placeholder

Esta notícia foi elaborada com base na “Análise de Exposição do Euro 2004” da MediaMonitor para um período de análise de 1 a 7 de Março de 2004.
A recolha teve como base todas as referências ao Euro 2004 durante este período, independentemente dos temas que lhe foram sendo associados.

Veículos analisados:
Em Televisão: RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Notícias e Sport TV
Imprensa: publicações diárias e semanais de âmbito nacional e regional, considerando-se como tal jornais e revistas publicadas e recepcionadas neste período. Foram também incluídas publicações internacionais.
Rádio: Antena 1, RR, TSF, R. Comercial

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais