Atentado terrorista em notícias
15 março 2004
placeholder O dia 11 de Março de 2004 vai ficar irremediavelmente ligado ao maior atentado terrorista ocorrido na Europa. Quase 200 mortos mais de 1400 feridos foi este o resultado da explosão de 10 das treze bombas colocadas na linha ferroviária que serve Madrid proveniente de Guadalajara.

Este trágico acontecimento marcou a actualidade informativa do dia com os principais meios de comunicação social a disponibilizar a maior parte do tempo e infra-estruturas na cobertura do atentado bombista.

placeholder

Considerando o Telejornal, Jornal da Noite e Jornal Nacional, seria este último a dedicar o maior número de notícias (42) ou seja, 95% das notícias transmitida neste serviço noticioso foram dedicadas ao atentado. O Telejornal e o Jornal da Noite dedicaram 27 e 23 noticias respectivamente que corresponde a 61% e 67% do número total de notícias.

placeholder

O Jornal Nacional dedicou cerca de 80 minutos, enquanto que o Telejornal não foi alem de 64 minutos, menos 7 minutos dedicou o Jornal da Noite.

placeholder

A cobertura do atentado registou 14.1% de audiência média (totalidade de noticias de dedicada ao tema) ficando ligeiramente abaixo na audiência registada pelo Jornal Nacional. Na SIC, a cobertura deste acontecimento obteve 11.6% de audiência média, uma décima acima da audiência média alcançada pelo Jornal da Noite. O Telejornal, foi dos três o que, registou a maior diferença entre audiência média das notícias dedicadas ao atentado (10.1%) e a totalidade das notícias (9.3%) no entanto este valor situa-se abaixo da audiência registada pelo Jornal Nacional e o Jornal da Noite.


Esta e mais análises podem ser efectuadas no software web de análise de notícias e-telenews.com.

Esta notícia foi publicada na newsletter da MediaMonitor que é difundida pela Marktest.com.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org