Terrorismo marca acontecimento da semana
17 março 2004
De acordo com os dados do Fonebus da Marktest, o acontecimento mais positivo da semana ficou marcado pela passagem do Futebol Clube do Porto aos quartos de final na Liga dos Campeões. 33% dos entrevistados, com mais de 18 anos, residentes na Grande Lisboa e Grande Porto, consideraram este acontecimento como o mais positivo.

As medalhas no atletismo português, foi o segundo acontecimento mais referido, mas já com uma percentagem de referências muito inferior:2%.

Para 4% dos lisboetas e portuenses não aconteceu nada de positivo e 10% referiu outros acontecimentos.

Houve ainda 51% que não respondeu ou não soube responder.

placeholder

Os principais acontecimentos negativos desta semana estão absolutamente condicionados pela data de recolha das entrevistas telefónicas deste estudo. Assim, se por um lado, até ao dia 10 de Março, desenhava-se como acontecimento mais negativo, os atentados no Iraque, as restantes entrevistas telefónicas, efectuadas já a 11 de Março, vieram mostrar uma mudança significativa da opinião dos entrevistados nesta data.
Coincidindo com o ataque terrorista ocorrido em Madrid, praticamente todos os entrevistados deste dia, identificaram este ataque como sendo o acontecimento mais negativo da semana.

Assim, tendo em conta os resultados obtidos nos dois dias de recolha, o acontecimento mais negativo da semana foi os ataques terroristas no Iraque (10% de referências), sendo o segundo mais referido, o ataque terrorista em Madrid, com 8 %.

Os atentados ocorridos no Médio Oriente foram, para 5%, o acontecimento mais negativo.

39% referiu outros acontecimentos dispersos (entre eles, as guerras, o caso Casa Pia e a guerra do Iraque) e 38% não sabe ou não responde.

placeholder

Consulte aqui a Ficha Medológica desta sondagem, realizada nos dias 10 e 11 de Março.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais