placeholder A guerra anunciada na TV

A eminência de uma guerra envolvendo EUA e Iraque tem sido alvo de inúmeras notícias nos canais de televisão, tornando-se um dos temas mais frequentes desde o início do ano.

De 1 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2003 o tema motivou 707 notícias em mais de 25 horas de informação na RTP1, RTP2, SIC, TVI e Jornal das 9 da SIC Notícias, segundo dados da MediaMonitor.

A RTP1 foi simultaneamente o canal que emitiu mais notícias sobre o assunto e lhe dedicou mais tempo de informação (240 notícias com mais de 8 horas de duração). A TVI foi o segundo canal a emitir mais notícias sobre a crise iraquiana, num total de 145, a que se seguiu a SIC com 139, a RTP2 com 110 e o Jornal das 9 da SIC Notícias com 73.

A RTP2 distinguiu-se por ter sido o segundo canal que dedicou mais tempo a este tema, que motivou perto de 6 horas de informação, tendo sido o que mais relevância deu ao caso (por ter sido este o tema com maior peso no conjunto da sua informação) e ainda aquele que transmitiu notícias em média mais longas sobre o assunto durante o período em análise. À RTP2 segue-se a SIC, que dedicou à crise iraquiana um total de 4 horas e meia, a TVI com 4 horas e 11 minutos e, finalmente, a SIC Notícias com 2 horas e 32 minutos.

É na semana que se inicia a 27 de Janeiro que este tema tem maior cobertura por parte dos canais analisados, altura em que são emitidas 163 notícias em mais de seis horas de informação. O tema mantém o interesse dos noticiários ainda na semana seguinte e regista uma quebra na semana que se inicia a 10 de Fevereiro, mas ainda com uma relevância importante na maior parte dos canais.

placeholder

placeholder



A análise tem como base elementos da MediaMonitor, disponíveis no seu software e-telenews.com.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais