Consumo por ciclo de vida

O consumo de produtos pode também ser analisado segundo o estádio no ciclo de vida em que os indivíduos se encontram em determinado momento.

A Marktest.com definiu 10 estádios do ciclo de vida que caracterizam a vida de uma pessoa ao longo dos anos, permitindo-nos analisar o comportamento destes indivíduos relativamente ao consumo de determinados produtos.

Tal como o gráfico ilustra, existe uma tendência decrescente ao longo da vida para o consumo de leite. Por exemplo: cerca de 92.3% dos “solteiros dependentes” consomem regularmente leite mas apenas 88% dos “Independentes Jovens” o fazem também. Quanto aos casados, o seu consumo é menor, situando-se na ordem dos 85%.

Já quanto ao consumo de água com gás em garrafa, 28,6% dos “Solteiros dependentes” consomem este produto. O seu consumo tem tendência a ser maior nos “Independentes Jovens” e nos “Casados”, cujas taxas de consumo rondam os 40%. Nas categorias “Outros Casados”, “Ninhos Vazios” e “Independentes + 35 anos” o consumo deste produto volta a baixar, sendo de 29.3%, 27.3% e 28.3% respectivamente.

A análise do consumo ao longo do ciclo de vida é útil para complementar a análise sobre o consumidor. Permite obter novos indicadores sobre o consumo e o comportamento dos indivíduos e fornece elementos para avaliar o potencial de determinados mercados.



A análise do ciclo de vida dos consumidores está disponível para aquisição na área Marktest.com Análise. Consulte a informação que temos disponível sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais