Ler jornais na net em Junho

Grupo Marktest,  29 julho 2004

Mais de metade dos internautas de Junho consultaram nesse mês sites de jornais ou sites de notícias portugueses, a partir dos seus lares. O Público online foi o jornal mais visitado pelos portugueses na Internet em Junho de 2004, segundo os resultados do Netpanel meter da Marktest.

Em Junho, foram 625 mil os portugueses de 4 e mais anos que em suas casas navegaram na internet em sites de jornais ou em sites de notícias portugueses. Este número representa 52.0% do total de indivíduos que nesse mês acederam à Internet a partir de casa.

Por dia, uma média de 118 mil utilizadores únicos acedeu a estes sites no mês de Junho, visitando mais de 47 milhões de páginas, uma média de 76 por utilizador. O tempo total de navegação deste período atingiu quase as 734 milhões de horas, uma média de uma hora e dez minutos por utilizador.

Estes números, se representam apenas um acréscimo mensal de 0.5% no número de utilizadores únicos, indicam que existiu um aumento importante na actividade destes internautas: em Junho foram visitadas mais 10.5% de páginas do que em Maio, o tempo total de navegação subiu 16.7% e o tempo médio diário cresceu 20.6%.

Dentro dos sites portugueses de jornais ou de notícias, o Público online foi o mais visitado no mês de Junho, por 186 mil utilizadores únicos. No ranking de jornais mais visitados na web, A Bola encontra-se em segundo lugar, com 183 mil visitantes únicos e o Record online ocupa o terceiro lugar, com 164 mil utilizadores únicos. O quarto lugar pertence ao Expresso online, com 139 mil visitantes únicos.

Estes números resultam de uma análise do NetPanel, um estudo baseado num painel constituído por mil lares do Continente e aproximadamente três mil indivíduos. A partir deste painel - onde os respectivos computadores têm instalada uma aplicação informática que permite à Marktest registar toda a utilização que os seus membros fazem da Internet - é possível conhecer o comportamento dos portugueses quando navegam na Internet, a partir de suas casas.

Os resultados do NetPanel sobre a navegação dos portugueses em jornais online durante o mês de Junho revelaram ainda que os sites de informação desportiva foram muito acedidos tendo sido aqueles que maiores variações positivas registaram relativamente a Maio. Na lista dos dez sites com mais utilizadores únicos em Junho seis são sites de jornais ou de notícias exclusivamente desportivas.

O site pt.euro2004.com, o site oficial da UEFA para o Euro 2004 posicionou-se no quinto lugar em número de utilizadores únicos, visitado por 137 mil indivíduos diferentes. Este site protagonizou o maior aumento no número de visitantes relativamente ao mês anterior, com um crescimento de 242.5%. O Jogo online ocupa a sexta posição dos sites mais visitados em Junho, com 126 mil utilizadores únicos. O Infordesporto e o Mais Futebol foram visitados por 125 mil e 87 mil utilizadores únicos, respectivamente. A nona e a décima posição são ocupadas pelo Correio da Manhã Online e pelo Diário Digital, que em Junho receberam 79 e 75 mil utilizadores únicos, respectivamente.

A análise foi realizada com base no Netpanel meter, de acordo com a seguinte Ficha Metodológica. Consulte aqui mais informação sobre o Netpanel meter ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk