Novos critérios de Inclusão/Exclusão de Títulos no estudo Bareme Imprensa
Grupo Marktest,  29 julho 2004

placeholderA Direcção da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) analisou e aprovou novos critérios de Inclusão/Exclusão de Títulos no estudo Bareme Imprensa da Marktest. Estes critérios foram aplicados no relatório do estudo referente à 2ª vaga de 2004.

A necessidade da definição de critérios de inclusão/exclusão de títulos no Bareme Imprensa resulta das próprias características metodológicas do estudo, pois, para manter como objectivo central a qualidade da informação recolhida, é necessária a existência de limitações no número e tipo de publicações a estudar.

Ao nível metodológico, torna-se fundamental ter em consideração que o estudo mede audiências junto da população residente em Portugal Continental, com 15 e mais anos. Por este facto, não é possível mensurar com o rigor exigido no estudo, as audiências das publicações que, pelas suas características e/ou conteúdo, se dirigem a sectores restritos da população, quer pela reduzida dimensão desses sectores, quer pelos acentuados desvios da sua distribuição relativamente à estrutura populacional. Estão inseridas neste contexto, as publicações de âmbito regional, que são alvo de uma análise realizada apenas anualmente, a qual segue regras diferentes das consideradas neste documento.

Estes critérios foram estabelecidos de modo a garantir uma base amostral que minimize os riscos de interpretação dos resultados obtidos.

Alguns dos critérios gerais deste estudo são os seguintes:

  • Sempre que se verifiquem alterações na periodicidade ou conteúdo temático de um título, a Marktest procederá ao ajuste dessas situações no questionário.
  • Serão excluídos todos os títulos que tenham cessado definitivamente ou por tempo indeterminado a sua publicação.
  • Não serão atendidas solicitações de auto-exclusão por parte dos editores.

Pode consultar aqui detalhadamente o documento aprovado pela CAEM que define estes critérios.

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais