Publicidade na Imprensa

Grupo Marktest,  3 agosto 2004

De acordo com os dados da MediaMonitor, disponíveis no Anuário de Media e Publicidade, o investimento publicitário na Imprensa ultrapassou os 592 milhões de euros em 2003 (preços de tabela). Este valor correspondeu a 22% do investimento total em publicidadade no ano passado.

As publicações de Informação Geral foram as que captaram maior volume de investimento (mais de 290 milhões de euros, correspondendo a 51% do total). As publicações de Desporto e Automóvel foram o segundo segmento com maior publicidade (8% do investimento) e as publicações Femininas/Moda e Sociedade foram o terceiro segmento mais importante, com 7% do total. As restantes publicações captaram 27% do investimento publicitário.

Relativamente ao investimento publicitário na imprensa realizado ao longo do ano de 2003, observa-se que após um crescimento registado desde Janeiro até Maio (valor de investimento mais elevado até então: 57 266 mil euros), o investimento toma o sentido decrescente, atingindo o valor mais baixo do ano em Agosto: 38 921 mil euros. A partir de Agosto o crescimento foi retomado até chegar ao valor mais elevado do ano em Novembro (63 200 mil euros), voltando a descer em Dezembro.

Por sectores de actividade, o da Indústria Automóvel foi o maior investidor no meio, com mais de 50 milhões de euros, representando 8.5% do investimento realizado no meio.

O segundo sector com maior investimento foi o da Indústria do Papel, Artes Gráficas e Edição de Publicidade, ultrapassando os 37 milhões de euros investidos (6.3% do investimento total no meio).

Acima de 36 milhões de euros ficou o investimento dos Serviços e Equipamento de Comunicação e dos Artigos e Serviços Recreativos e Culturais (respectivamente em terceiro e quarto lugar, representando 6.2% e 6.1% do investimento total no meio).

Esta análise foi efectuada a partir da Base de Dados Multimeios da MediaMonitor software MMW/ Admonitor e considera apenas valores de investimento a preços de tabela. Estes dados estão disponíveis no Anuário de Media e Publicidade 2003, que pode adquirir aqui. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais