Investimentos Publicitários no 1º Semestre

A MediaMonitor divulgou os rankings de investimentos publicitários para as agências criativas, agências de meios e agrupamentos de compras relativos ao 1º semestre de 2003.

Analisando a evolução dos investimentos por meio, podemos ver que a Televisão continua a ser o meio de eleição. Ao longo de todo o 1º semestre a Televisão registou sempre um crescimento positivo, excepto em Abril, mês que ficou marcado por uma quebra ligeira. A Imprensa é o 2º principal destino da publicidade, registando acréscimos ao longo de todo o semestre excepto em Junho, mês em que desce ligeiramente. O Outdoor e a Rádio têm volumes mensais de investimento muito semelhantes entre si, apesar de o investimento em Outdoor ser ligeiramente superior ao da Rádio. Os meses em que estes dois meios mais se afastaram um do outro (em termos de volume de investimento) foram Março e Abril – meses em que o Outdoor se destacou face à Rádio. O investimento em Cinema, que tinha registado um acréscimo significativo de Abril para Maio (56%) tem uma quebra em Junho, regressando ao volume que registou em Março.

Sendo a Televisão o principal destino dos investimentos, vale a pena analisar mais em detalhe a situação verificada no 1º semestre deste ano. Aqui, são a TVI e a SIC que captam mais publicidade: a TVI obteve ao longo do 1º semestre investimentos na ordem dos 350,5 milhões de euros, ao passo que a SIC se ficou pelos 267,2 milhões de euros. A RTP1 obteve no mesmo período 127,7 milhões de euros e nos canais cabo foi a SIC Notícias que captou montantes mais elevados. A RTP2 foi o canal que menos investimentos obteve, apenas com 773 milhares de euros de Janeiro a Junho.

Em termos de ranking mensal de agências de meios, os dois primeiros lugares em Junho permanecem inalterados face ao mês anterior, com a Media Planning e a Initiative Media a liderar a tabela. O investimento efectuado por estas duas agências corresponde a 27.2% do investimento total efectuado em Junho nos diferentes meios (cerca de 234 milhões de euros). O 3º e o 4º lugar surgem invertidos face a Maio, respectivamente com a Mediaedge: Cia e a Mindshare, apesar da curta margem de investimentos que separa estas duas agências.

Clique na Imagem

Esta análise foi efectuada a partir da Base de Dados Multimeios da MediaMonitor - Software MMW/ Admonitor e consideram apenas dados a preços de tabela, segundo a seguinte Nota Metodológica.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais