Compra de antiguidades
Grupo Marktest,  21 dezembro 2004

placeholder São 635 mil os portugueses que costumam comprar antiguidades, segundo os dados do estudo Consumidor 2004, da Marktest.

No Continente, 635 mil indivíduos com 15 e mais anos costumam comprar antiguidades, um valor que representa 7.6% do universo estudado pelo Consumidor. Um grupo restrito, mas com características específicas.

Na Grande Lisboa e no Interior Norte, entre os homens, os indivíduos mais idosos, os das classes mais elevadas e os quadros médios e superiores é maior a probabilidade de encontrarmos quem costuma comprar antiguidades. Se na média do Continente são 7.6%, já 8.8% dos residentes na Grande Lisboa e no Interior Norte dizem ter este hábito. Junto dos homens, são 8.7% os que costumam comprar objectos antigos e entre os indivíduos com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos são 11.8% os que também adquirem estas peças. Nas classes alta e média alta 14.3% compram antiguidades, valor que sobe para os 16.2% entre os quadros médios e superiores.

Numa análise do perfil destes indivíduos, vemos como 33.2% reside nas regiões da Grande Lisboa e Grande Porto, 54.5% são homens, 55.6% têm mais de 44 anos, 59.2% pertencem às classes alta, média alta e média e 42.9% são quadros médios e superiores ou reformados.

placeholder

Tendo em conta os dados do estudo Brand Index 2004 da Marktest, é também possível afirmar que os compradores de antiguidades têm maior afinidade com marcas como a BMW, nos automóveis, a Colunex, nos colchões, a Jubileu, nos chocolates, ou a Logan, nos whiskies - marcas que consomem/utilizam acima da média do universo. Pelo contrário, a têm menor afinidade com marcas como a Pepsi, nos refrigerantes cola, a Elvive, nos champôs, a Choco Krispies, nos cereais, ou a Xau, nos detergentes de roupa para máquina - marcas de que registam índices de consumo abaixo da média.

Esta análise foi realizada com base nos resultados dos estudos Consumidor 2004 e Brand Index 2004 da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt