Netpanel banca em Novembro

Grupo Marktest,  23 dezembro 2004

Foram 497 mil os portugueses que em Novembro utilizaram a Internet a partir do lar para aceder a sites bancários, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest.

Em Novembro, 45.6% dos internautas com 15 e mais anos que acederam nesse mês à Internet a partir de casa visitaram sites bancários, observando um acréscimo de 0.4% relativamente a Outubro.

Neste mês, em média, por dia, 75 000 indivíduos com 15 e mais anos utilizaram a Internet a partir do lar para visitar sites bancários, tendo consultado, no total, mais de 40 milhões de páginas.

O tempo mensal de navegação ultrapassou as 290 000 horas, uma média de 9 865 horas por dia e 35 minutos por utilizador.

Relativamente ao mês anterior registou-se um pequeno acréscimo no número de utilizadores únicos de sites bancários, bem como de 9.1% no número de páginas visitadas. O tempo de navegação observou, pelo contrário, uma descida de 6.3% e de 7.9% na média por utilizador.

Neste mês, 88.1% dos internautas de sites bancários navegaram em páginas seguras (https). Da mesma forma, 80.5% das páginas visitadas e 71.0% do tempo de navegação foi feito em páginas seguras.

O top de utilizadores únicos de sites bancários continua, em Novembro, encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista 231 mil, aumentando 5.0% face ao mês precedente. O domínio millenniumbcp.pt ocupa a segunda posição, com 169 mil utilizadores únicos, registando um decréscimo de 13.3% face ao mês anterior. O terceiro lugar pertence este mês ao domínio bpinet.pt, com 85 mil utilizadores únicos, evidenciando uma subida de 28.8% relativamente a Outubro.

Em número de utilizadores únicos, todos os domínios do top registaram aumentos face a Outubro, com excepção do millenniumbcp.pt e do bes.pt, que observaram quebras, de 13.3% e de 10.6%, respectivamente. Neste ranking, o bancobpi.pt protagonizou a maior subida, de 39.4%, colocando-se agora na sétima posição, com 46 mil utilizadores únicos.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top é igualmente encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista mais de 18,7 milhões, sensivelmente o mesmo valor que no mês anterior. O millenniumbcp.pt ocupa igualmente a segunda posição, com 7,8 milhões, subindo 7.0% relativamente ao mês anterior. O terceiro lugar pertence ao bpinet.pt, que protagoniza o maior aumento face a Outubro, com mais 56.3%, registando 4,7 milhões de páginas visitadas. Nesta tabela, a única descida relativamente a Outubro foi protagonizada pelo domínio bancobpi.pt, que diminuiu 1.8%.

Uma análise por grupos financeiros revela que a liderança em número de utilizadores únicos (231 mil, em Novembro) e em número de páginas visitadas (perto dos 19 milhões) pertence ao Grupo CGD. O segundo lugar é ocupado pelo Grupo BCP, que, regista 174 mil utilizadores únicos em Novembro e 8,8 milhões de páginas visitadas. Em terceiro, posiciona-se o Grupo BPI, que regista 97 mil utilizadores únicos e 5 milhões de páginas visitadas. O Grupo BES ocupa o quarto lugar, com 97 mil utilizadores únicos e 2,4 milhões de páginas visitadas. A quinta posição é ocupada pelo Grupo Totta, com 71 mil utilizadores únicos e 1,7 milhões de páginas visitadas. Finalmente, o último lugar é ocupado pelo Grupo Montepio Geral, que regista 48 mil utilizadores únicos e 1,4 milhões de páginas visitadas.

Em número de utilizadores únicos, a maior subida face a Outubro foi protagonizada pelo Grupo BPI, com mais 18.3%. A maior descida neste indicador foi do Grupo BCP, com menos 13%. Quanto ao número de páginas visitadas, a maior subida também do Grupo BPI, que cresceu 52.5%. A menor subida pertenceu ao Grupo CGD, com mais 0.4% do que em Outubro.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais