Tendências de Tv no Outono

Grupo Marktest,  23 dezembro 2004

Entre 1 de Setembro e 31 de Outubro de 2004, a Eurodata Tv registou 492 novos programas lançados em nove dos principais mercados: Austrália, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Estes números mostram um pequeno decréscimo relativamente ao mesmo período de 2003.

As estrelas dos reality shows em 2003-2004 mostram pessoas lidando com vidas caóticas ou voluntariando-se para uma revisão física completa, celebridades super-excitadas ou homens de negócio stressados. Depois do Verão, não há grandes mudanças nas tendências de programação: os formatos populares continuam a propagar-se através do mundo, ao mesmo tempo em que se assiste a um aumento no número de variações de formatos e de programas já existentes. As televisões oferecem aos espectadores conselho, lazer e evasão, tornando o bem-estar tão acessível como um comando de televisão.

Lenta, mas seguramente, a televisão, que era tida como uma companhia, está a tornar-se num instrutor - mais activa e interventiva. Estilo de vida, aparência física, bem-estar, educação ... tudo para melhorar, transformar e mudar radicalmente a vida de todos os dias dos espectadores de televisão. O programa Make Me a Perfect Wife, do Channel 4 no Reino Unido é um exemplo desta tendência. O programa mostra cinco mulheres que colocaram de lado as suas carreiras para assumir o papel de esposa ideal dos anos 50 durante 28 dias.

Outra tendência prende-se com o papel de "treinador". Programas como The Next Great Champion da Fox, nos Estados Unidos (que mostra como se tornar no próximo Mohamed Ali), Campioni Il sogno da Italia 1, em Itália (que mostra como se tornar no próximo Zidane), Fat Nation, the Big Challenge da BBC1, no Reino Unido (que mostra como comer melhor) ou a adaptação alemã do programa britânico Supernanny, no ar na RTL (que mostra como educar melhor as crianças problemáticas) - são exemplos desta tendência.

Outra das tendências apontadas refere-se à espécie de desmistificação das celebridades, encontradas em situações de todos os dias sem nenhum dos seus privilégios habituais. Tal como acontece em Portugal, com a Quinta das Celebridades, emitido na TVI, ou nas versões espanhola e britânica de The Farm, onde se podem ver celebridades vivendo uma vida de verdadeiros fazendeiros.

Na ficção, o crime, o mistério e a família são temas recorrentes. Existem no entanto duas novas tendências nos dramas familiares, centradas em alguns dos seus membros em particular em vez de na família como um todo. Por um lado, programas que examinam atentamente os jovens e a maneira como vivem, como Ma Terminale na M6 em França. Por outro, programas que colocam na ribalta os membros na casa dos trintas (tanto solteiros como casados), tal como Burn it, emitido na Ned 2 na Holanda.

O aumento de dramas educativos é igualmente uma tendência estabelecida. Os programas misturam entretenimento com ensinamentos sobre o modo como se vivia num determinado período da história ou como era a vida de figuras históricas.

Os docudramas e docutainments continuam como uma tendência muito forte, abrangendo temas do nosso passado comum: da pré-história ao presente, passando pela Antiguidade e pelos grandes nomes que deixaram a sua marca na História.

Finalmente, outra das tendências prende-se com a resolução de mistérios da investigação criminal, de que é um exemplo o Sensing murders da Network 10 na Austrália.

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais