ISO prepara normas de qualidade para Estudos de Mercado

Grupo Marktest,  21 dezembro 2004

A implementação de sistemas de qualidade para a actividade de estudos de mercado tem sido uma preocupação constante das empresas do sector. Em Portugal, a Apodemo (Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião) tem-se empenhado activamente na preparação destas normas e já tem desenvolvido um sistema adaptado ao caso português. Ao mesmo tempo, participa nas organizações internacionais para desenvolver estes sistemas.

As normas de qualidade genéricas para serviços emanadas da ISO (ISO 9000) adaptam-se mal à especificidade do sector de estudos de mercado, razão pela qual têm sido desenvolvidas normas locais em alguns países, como é o caso de Espanha e também a via sobre a qual se trabalha em Portugal.

Surge agora a notícia de que o primeiro sistema internacional de normas de qualidade para a actividade de Estudos de Mercado será apresentado pela ISO (International Organisation for Standardization) no início de 2005. Uma versão do documento com as normas será apresentado em Janeiro para consulta durante um período de três meses. Este documento esteve a ser desenvolvido durante cerca de dois anos por um grupo de trabalho constituído por representantes do sector oriundos da Europa, EUA, América Latina, Ásia-Pacifico e Médio Oriente.

A intenção é que estas novas normas ISO sejam adoptadas pelas empresas de estudos de mercado para substituir as normas locais.

Rowland Lloyd, director de logística da Ipsos UK, e a BMRA -British Market Research Association, já disseram que a rápida adopção destas novas normas ISO irá favorecer a rápida internacionalização da actividade de Estudos de Mercado.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais