Marktest estabelece aliança com o IBOPE para medir audiências de Publicidade Exterior
Marktest,  20 janeiro 2005

placeholderA Marktest estabeleceu uma aliança com o IBOPE (Brasil) para implementar no mercado português uma solução inovadora de medição de audiências de publicidade exterior.

A Marktest desde há muito que vem desenvolvendo esforços para iniciar a medição de estudos de audiência de posições de outdoor. Surge agora a oportunidade única de adaptar para Portugal a metodologia que o IBOPE desenvolveu com sucesso na Argentina e vai exportar para outros países, a começar pelo México. As duas empresas já estabeleceram uma Aliança que confere à Marktest os direitos exclusivos para Portugal dessa metodologia.

O Director do Ibope, Flávio Ferrari, está disponível para vir a Lisboa apresentar aos operadores e centrais de media portugueses os fundamentos da referida metodologia que já está perfeitamente operacional em Buenos Aires desde há dois anos, com grande satisfação por parte dos utilizadores.

Uma das novidades da metodologia do IBOPE é a possibilidade de criar um interface entre as estações CATI de recolha telefónica e os mapas digitais, com vista a definir o percurso dos entrevistados.

A recolha telefónica tem hoje inegáveis vantagens, pois permite aumentar a acessibilidade aos entrevistados e diminuir fortemente o número de recusas. A recolha por entrevista pessoal com recurso a entrevistadores não profissionais tem, como se sabe, muitos problemas, que reduzem a representatividade das amostras e as enviesam com sobre-representação das mulheres, das classes mais baixas, dos idosos e dos inactivos.

A Marktest e o Ibope já têm uma longa relação de colaboração: o Ibope participa no capital da Markdata e distribui o seu software de análise de audiências e publicidade em toda a América Latina.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais