Netpanel banca em Dezembro

Grupo Marktest,  20 janeiro 2005

Foram 509 mil os portugueses que em Dezembro utilizaram a Internet a partir do lar para aceder a sites bancários, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest.

Em Dezembro, 46.8% dos internautas com 15 e mais anos que acederam nesse mês à Internet a partir de casa visitaram sites bancários, observando um acréscimo de 2.4% relativamente a Novembro.

Neste mês, em média, por dia, 80 000 indivíduos com 15 e mais anos utilizaram a Internet a partir do lar para visitar sites bancários, tendo consultado, no total, mais de 41 milhões de páginas, números que representam um acréscimo mensal de 6.7% no número médio diário de utilizadores e de 1.5% no total de páginas consultadas.

O tempo mensal de navegação ultrapassou as 296 000 horas, uma média de 9 569 horas por dia e 35 minutos por utilizador. Relativamente ao mês anterior, registou-se um acréscimo de 2.1% no tempo de navegação e uma descida de 1.2% no tempo médio diário. O tempo médio por utilizador manteve-se inalterado face ao mês precendente.

Em Dezembro, 90% dos internautas de sites bancários navegaram em páginas seguras (https). Da mesma forma, 81.5% das páginas visitadas e 74.6% do tempo de navegação foi feito em neste tipo de páginas.

O top de utilizadores únicos de sites bancários continua, em Dezembro, encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista 243 mil, aumentando 5.2% face ao mês precedente. O domínio millenniumbcp.pt ocupa a segunda posição, com 182 mil utilizadores únicos, registando um acréscimo de 7.7% face ao mês anterior. O terceiro lugar pertence este mês ao domínio bes.pt, com 96 mil utilizadores únicos, evidenciando uma subida de 14.3% relativamente a Novembro.

Em número de utilizadores únicos, todos os domínios do top registaram aumentos face a Novembro, com excepção do bpinet.pt, que se manteve inalterado, e do bancobpi.pt, que observou uma quebra de 19.6%. Neste ranking, o tottaparticulares.com protagonizou a maior subida, de 23.3%, colocando-se agora na sétima posição, com 53 mil utilizadores únicos.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top é igualmente encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista mais de 20,3 milhões, mais 8.3% que no mês anterior. O millenniumbcp.pt ocupa igualmente a segunda posição, com 8,5 milhões, subindo 8.7% relativamente ao mês anterior. O terceiro lugar pertence ao bpinet.pt, que protagoniza a maior descida face a Novembro, com menos 34.7%, registando um pouco mais de 3 milhões de páginas visitadas. Nesta tabela, a maior subida relativamente a Novembro foi protagonizada pelo domínio totta.pt, que cresceu 67.0%.

Uma análise por grupos financeiros revela que a liderança em número de utilizadores únicos (243 mil, em Dezembro) e em número de páginas visitadas (mais de 20 milhões) pertence ao Grupo CGD. O segundo lugar é ocupado pelo Grupo BCP, que, regista 188 mil utilizadores únicos em Dezembro e 9,1 milhões de páginas visitadas. Em terceiro em número de utilizadores únicos e em quarto quanto às páginas visitadas, posiciona-se o Grupo BES, que regista 109 mil utilizadores únicos e 2,6 milhões de páginas visitadas. O Grupo BPI ocupa o quarto lugar em utilizadores únicos, com 99 mil, e o terceiro em páginas visitadas, com 3,3 milhões. A quinta posição é ocupada pelo Grupo Totta, com 76 mil utilizadores únicos e 2,4 milhões de páginas visitadas. Finalmente, o último lugar é ocupado pelo Grupo Montepio Geral, que regista 54 mil utilizadores únicos e 1,4 milhões de páginas visitadas.

Em número de utilizadores únicos, a maior subida face a Novembro foi protagonizada pelo Grupo Montepio Geral, com mais 12.5%, não se tendo registado quebras em nenhum Grupo. Quanto ao número de páginas visitadas, a maior subida foi observada nos sites do Grupo Totta, que aumentaram 37.3%. A maior quebra pertenceu ao Grupo BPI, com menos 33.5% do que em Novembro.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk