Tendências do e-business para 2005

Grupo Marktest,  18 janeiro 2005

De acordo com uma análise da eMarketer, as tendências do e-business passam, entre outras, pelo crescimento do mercado publicitário online.

Os investigadores da eMarketer apontaram recentemente aquelas que em seu entender serão as grandes tendências da Internet, e-business e novas tecnologias em 2005:

Publicidade alternativa - a pesquisa paga continuará a dominar a publicidade online em 2005 e os receios de que os DVRs retirem visibilidade à publicidade televisiva poderão levar os anunciantes a apostar mais forte na publicidade online, que a eMarketer pensa que poderá crescer 21% face a 2004 (27% na publicidade em rich media).

RSS - O RSS (Really Simple Syndication) é um formato leve de XML que permite a partilha de títulos e conteúdos na internet, ajudando a resolver alguns problemas dos webmasters como o aumento do tráfego e a recolha e distribuição de notícias. O RSS deverá crescer em 2005 e ser cada vez mais usado pelos publicitários como plataforma para a publicidade dirigida.

Mudanças na AOL - A AOL perdeu 4 milhões de subscritores nos últimos dois anos. O seu mercado dial-up está a estagnar à medida que os utilizadores de internet estão a migrar para a banda larga. Em 2004, a publicidade online representou cerca de 11% das receitas totais da AOL. No final de 2005, a AOL pode esperar que as receitas em publicidade online representem 20% das suas receitas totais, à medida que o seu negócio de acesso continue a decrescer.

TV on demand - Os consumidores estão a assumir maior controlo da sua experiência televisiva. Segundo a eMarketer, os DVRs só por si não mudarão o panaroma televisivo, mas a combinação das suas capacidades com a cada vez maior disponibilidade do video on demand e do entretenimento em banda larga poderão provocar alterações neste panorama. Os publicitários terão de encarar este novo contexto no sentido de definir e impactar as suas audiências.

Banda larga sem fios - A banda larga sem fios irá aumentar em 2005, tal como será maior a consolidação entre os operadores, nomeadamente nas Américas. A televisão também caminha para o wireless, com os operadores de 3G a usar estes novos conteúdos como valor acrescentado, embora não se preveja que se faça a mudança do écrã tradicional para o aparelho móvel.

RFID - A RFID (Radio Frequency Identification) vai ser usada já a partir de Janeiro de 2005 pela Wal Mart, um dos maiores retalhistas dos Estados Unidos. Os seus principais fornecedores terão de começar a enviar os seus produtos com marcação RFID para os armazéns da Wal Mart em Dallas. Segundo a eMarketer, retalhistas e fabricantes têm feito grandes investimentos neste campo e a adopção deste sistema pelo sector irá continuar em 2005, como parte de uma tendência de longo prazo.

VoIP - Apesar do aumento do número de utilizadores de VoIP (Voice-over Internet Protocol) ter sido pequeno em 2004, a empresa considera que o crescimento em 2005 será significativo. A notoriedade do serviço aumentou no ano transacto, à medida que os operadores de telecom e de cabo consolidaram as suas ofertas de VoIP.

Linux - A eMarketer prevê que a adopção do Linux nas empresas continue a crescer, sobretudo como parte do ciclo de upgrade de servers. A IDC apresentou recentemente projecções de crecimento de 26% ao ano entre 2003 e 2008 para o mercado do Linux, incluindo servers, PCs e software.

Cruzamento de canais no retalho - Os retalhistas tenderão a deixar de considerar as suas lojas online como um canal único e autónomo, prevendo-se que aumentem os seus esforços para integrar a sua gestão de stocks e de marketing em todos os canais de venda: lojas, sites e catálogos. Da mesma forma, espera-se que aumente a sua necessidade de informação sobre os compradores multi-canal por forma a criar incentivos que favoreçam a compra efectiva.

Segurança - A segurança tem sido uma das três prioridades de topo nas empresas de Tecnologias de Informação nos últimos 3 anos e prevê-se que esta tendência continue em 2005.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais