Ler jornais na net em Dezembro

Grupo Marktest,  25 janeiro 2005

Em Dezembro, 48.2% dos internautas consultaram nesse mês sites de jornais ou sites de notícias portugueses, a partir dos seus lares, segundo os resultados do Netpanel meter da Marktest.

Foram 602 mil os portugueses de 4 e mais anos que em suas casas navegaram na internet em sites de jornais ou em sites de notícias portugueses. Este número representa 48.2% do total de indivíduos que nesse mês acederam à Internet a partir de casa.

Por dia, uma média de 119 mil utilizadores únicos acedeu a estes sites no mês de Dezembro, visitando cerca de 38 milhões de páginas, uma média de 63 por utilizador. O tempo total de navegação deste período superou as 572 mil horas, uma média de cinquenta e sete minutos por utilizador.

Relativamente ao mês anterior, estes números representam um aumento de 1.7% no número de utilizadores únicos, de 11.6% nas páginas visitadas e de 8.2% no tempo total de navegação.

O mês de Dezembro trouxe alterações à lista de sites portugueses de jornais ou de notícias, com a liderança a ser assumida em ex aequo pelos sites do A Bola e do Record, visitados por 185 mil utilizadores únicos. O primeiro cresce 12.8% face a Novembro e o segundo aumenta 10.1%.

O Público online desceu para o terceiro lugar, com 184 mil utilizadores únicos, evidenciando uma quebra de 8.5% face ao mês precedente.

No quarto lugar encontra-se o Expresso online, que recebeu 156 mil visitantes e em quinto posicionou-se o site www.maisfutebol.iol.pt , com 123 mil utilizadores únicos.

Na lista dos jornais ou sites de notícias mais visitados em Dezembro, a maior subida face ao mês anterior foi protagonizada pelo noticias.clix.pt, que subiu 35.7% e se posicionou no 15º lugar, com 38 mil utilizadores únicos. Pelo contrário, a maior descida foi observada no www.portugaldiario.iol.pt, que diminuiu 25.6%.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa