Celorico de Basto: será o concelho mais pobre?
Grupo Marktest, 27 janeiro 2005

placeholder De acordo com os resultados do Sales Index da Marktest, Celorico de Basto é o concelho com índice de consumo mais baixo do Continente.

A Marktest produz desde 1980 o índice de poder de compra regional. A partir de 1992, com o desenvolvimento do software Sales Index , o índice passou a denominar-se sales index e permite comparar o poder de compra entre os 278 concelhos do Continente e a sua contribuição individual para o total, que assume um valor de 1000.

No Sales Index estão disponíveis um conjunto de índices criados pela Marktest, de que os mais representativos são o próprio sales index, o índice de rendimento e o índice de consumo. Estes índices são calculados pela empresa desde 1980, tendo a partir de 1992 uma nova metodologia, que pode ser consultada aqui.

Na base de construção do sales index estão o índice de rendimento (calculado com base nos impostos cobrados, consumo de energia, vendas de automóveis, número de dependências bancárias e estabelecimentos comerciais retalhistas) e o índice de população. O índice de consumo é calculado com base no rácio do sales index pelo índice de população.

Nos mapas pode observar-se a repartição regional destes três índices (clique em cada um para ampliar a imagem). Da sua análise ressaltam claramente as grandes discrepâncias que se observam no território continental.

De destacar a posição do concelho de Lisboa, que concentra 14.8% do poder de compra do Continente e 17.1% do rendimento. Este concelho assume um índice de consumo 2.67 vezes superior à média do Continente. Lisboa aparece no topo do ranking de qualquer uma destas variáveis.

Depois de Lisboa, o concelho do Porto é o que observa maior poder de compra e maior rendimento, surgindo na terceira posição quanto ao índice de consumo. Concentra 4.6% do poder de compra do Continente, 5.1% do rendimento e assume um índice de consumo 1.8 vezes superior à média.

Outra das constatações mais evidentes na distribuição dos dois primeiros índices prende-se com a sua litoralização - os concelhos do litoral são os que surgem melhor posicionados, especialmente os limítrofes de Lisboa e Porto.

Também os concelhos do Algarve registam valores elevados nestes índices, situação que não se pode dissociar da sua vocação turística. Aliás, eles apresentam elevados índices de consumo muito provavelmente por estas mesmas razões.

Refira-se finalmente a situação dos concelhos capitais de distrito, que apresentam igualmente valores mais significativos.

Quanto aos concelhos com menor poder de compra e rendimento, eles são encontrados sobretudo no interior do Continente, especialmente no Alentejo - muito por influência da desertificação a que se tem assistido nesta região do país. Este mesmo factor surge como explicação para o facto de alguns destes concelhos obterem índices de consumo superiores à média. De facto, apesar de apresentarem baixos valores de poder de compra, quando comparados com o seu peso populacional, aqueles acabam por ser superiores e assim determinar um índice de consumo superior a 100.

A situação de Celorico de Basto, que se posiciona no último lugar do ranking do índice de consumo, é também explicada pelo seu peso demográfico no conjunto dos concelhos do Continente. Celorico de Basto surge na 157ª posição do índice de poder de compra e na 121ª posição no índice de população (total de concelhos do continente: 278). O valor do índice de população deste concelho é cerca de duas vezes superior ao seu índice de poder de compra, o que explica porque é ele o concelho com menor índice de consumo do Continente. Consulte aqui a listagem completa dos concelhos ordenados pelo seu índice de consumo.

Esta posição do concelho de Celorico de Basto tem-se mantido nos últimos anos. Os gráficos ilustram o valor do índice de consumo deste concelho desde 1994, o valor deste índice para o concelho de Lisboa e o valor de Celorico de Basto em proporção ao valor de Lisboa.

Nota-se uma tendência de subida do índice de consumo do concelho de Celorico de Basto, face a uma tendência de descida deste índice no concelho de Lisboa, tendendo assim a diminuir a distância entre estes dois concelhos.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação desenvolvido pela Marktest desde 1992, cuja filosofia é a de fornecer aos seus utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país. À possibilidade de consulta e exportação de uma extensa base de dados desagregados ao nível do concelho e freguesia, juntam-se as suas capacidades de análise (relatórios, gráficos, mapas, análises estatísticas) e as suas capacidades de integração de dados dos clientes (novas variáveis ou regiões de utilizador). Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos para mais informações sobre o assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais