Os novos programas de televisão
Grupo Marktest,  16 agosto 2005

placeholder Segundo a Eurodata Tv, nos principais mercados estrearam 1739 novos programas entre Setembro de 2004 e Abril de 2005.

Os dados da época 2004-2005 mostram que o consumo de televisão continua a aumentar, um bom indicador para os 1739 programas estreados entre 1 de Setembro de 2004 e 30 de Abril de 2005 em nove dos principais mercados televisivos: Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suécia, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo uma análise da Eurodata Tv, uma das tendências dos últimos anos é o da mistura de géneros: entretenimento, drama e realidade tendem a estar ligados. A ficção está mais realista que nunca. O realismo na televisão é tão essencial que começa a roçar o seu oposto, o drama. Este, pelo seu lado, está tingido de realidade.

A relação dos espectadores com o drama mudou: eles começaram a envolver-se e a desempenhar um papel ao lado dos seus heróis e estes começam a ser cada vez menos ficcionais.

Entre as séries altamente realistas, há inúmeros dramas que dissecam as técnicas de investigação criminal em todos os países analisados pela Eurodata Tv. É o caso de Numb3rs, uma emissão da americana CBS nos tops de novos programas deste país, que conta as aventuras de um agente do FBI que recebe uma ajuda preciosa do seu irmão, um génio da matemática, para resolver os casos mais delicados.

A maioria dos novos programas da época 2004/2005 está sob a égide do entretenimento. A reality Tv contribui bastante para a manutenção do género, com um grande volume de novas produções, embora se assista a uma quebra nas suas audiências.

Uma outra tendência neste género é a do treinador (coach), que chega mesmo a dormir debaixo dos nossos lençóis. Na série documental de seis partes Sex Inspectors (Channel 4), dois especialistas ajudam os casais a melhorar as suas vidas sexuais.

Programas com celebridades continuam a ser uma receita de sucesso, de acordo com esta análise da Eurodata Tv.

Finalmente, de referir uma tendência que se vem registando desde 2003: o documentário tem crescido rapidamente desde então. Docudramas e docu soaps são exemplos de como a televisão é um espelho da vida real.

O documentário é o grande vencedor desta sessão. Life Before Birth (Channel 4), filmado com a última geração de scanners de ultrassons 4D, mostra o desenvolvimento do feto no útero materno como nunca visto até agora e constitui-se como um exemplo desta tendência com excelentes resultados.

Contacte-nos se deseja informações sobre como adquirir o relatório completo da Eurodata Tv com a análise dos novos programas desta época.

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais