Jornalistas melhor avaliados

Grupo Marktest,  13 dezembro 2005

Segundo os resultados de Novembro do Barómetro Marktest/DN/TSF, os jornalistas e os médicos são os profissionais cujo desempenho é melhor avaliado pelos residentes no Continente com 18 e mais anos.

Com um índice de imagem de 40.6%, os jornalistas obtiveram a melhor classificação dos inquiridos neste Barómetro, à frente dos médicos, que no mês anterior haviam obtido a melhor avaliação. Em Novembro, os médicos obtiveram um índice de 40.2%.

O índice de imagem resulta do saldo das respostas positivas e negativas ponderado pelo peso dos que emitiram uma opinião. Valores superiores a zero indicam avaliações maioritariamente positivas e valores inferiores a zer indicam avaliações maioritariamente negativas.

As forças de segurança, os professores e os militares são as outras actividades profissionais melhor avaliadas, com valores próximos de 35%.

Os engenheiros também receberam avaliação positiva pela maioria dos inquiridos neste Barómetro, com um índice de 26.6%. Os empresários, com um saldo ainda positivo, mostraram maior divisão de opiniões, obtendo um índice de 2.3%.

No polo oposto, estiveram os advogados, juízes e políticos, todos com avaliação negativa. Os mais penalizados foram, tal como no mês anterior, os políticos, que obtiveram o índice mais baixo, de -44.9%. Os advogados registaram -5.3% e os juízes, -10.5%.

Uma análise do perfil dos inquiridos, mostra como os jornalistas foram os melhor avaliados pelos homens, pelos indivíduos entre os 35 e os 54 anos, os residentes no Interior Norte e os das classes sociais média, média baixa e baixa.

Os médicos, pelo seu lado, foram os melhor avaliados pelas mulheres, pelos indivíduos com mais de 54 anos e pelos residentes na Grande Lisboa, Grande Porto e Litoral Norte.

Os militares foram os melhor avaliados pelos jovens entre os 18 e os 34 anos, pelos residentes no Sul e pelos indivíduos que tencionam votar PSD nas próximas eleições legislativas.

As forças de segurança foram as melhor avaliadas pelos indivíduos que tencionam votar PS nas próximas eleições legislativas e os Engenheiros foram os que obtiveram melhor avaliação dos indivíduos da classe social alta e média alta.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais