Menos visitantes de sites bancários

Grupo Marktest,  15 dezembro 2005

Em Novembro, os sites bancários receberam 514 mil utilizadores únicos que acederam a partir de casa, de acordo com os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest.

Foram 514 mil os portugueses com 15 e mais anos que visitaram sites bancários, quando em Novembro navegaram em suas casas na internet. Este número representa um decréscimo de 8.4% face ao mês anterior mas um aumento de 3.4% relativamente ao mesmo mês de 2004.

A grande maioria destes indivíduos acede a páginas seguras (https). Em Novembro, observou-se um número de 475 mil utilizadores únicos destas páginas, o que corresponde a 92.4% dos visitantes de bancos online.

A média diária de utilizadores de sites bancários baixou para os 85 mil em Novembro, menos 3.4% do que em Outubro, mas mais 13.3% do que no mês homólogo do ano anterior.

O total de páginas visitadas nestes sites superou os 33,6 milhões, registando uma diminuição mensal de 3.2% e homóloga de 17.2%.

O tempo total de navegação em sites bancários registou também uma quebra face a Outubro. Com perto de 269 mil horas de navegação, o valor esteve 3.3% abaixo do registado no mês anterior e 7.3% abaixo do observado no mês homólogo de 2004.

Os sites do Grupo CGD mantêm-se na liderança em número de utilizadores únicos e em páginas visitadas na navegação realizada a partir de casa.

Em Novembro, 249 mil indivíduos visitaram sites do Grupo CGD, o que correspondeu a uma diminuição mensal de 5.0%. Na segunda posição, encontramos os sites do Grupo BCP, com 180 mil utilizadores únicos, menos 10.9% do que no mês anterior. O Grupo BES está na terceira posição, com 103 mil utilizadores únicos, menos 14.9%. Os sites do Grupo BPI ocupam a quarta posição, com 89 mil utilizadores únicos, menos 2.2% e são seguidos dos sites do Grupo Totta, com 79 mil utilizadores únicos, menos 1.3% e do Grupo Montepio Geral, com 49 mil utilizadores únicos, menos 9.3%.

Em páginas visitadas, a liderança mantém-se da CGD, com cerca de 12 milhões de páginas visitadas, menos 14.7% do que no mês anterior. O Grupo BCP obteve os mesmo 8 milhões de páginas visitadas do mês anterior. Na terceira posição, está o Grupo BES, com quase 4 milhões, mais 28.1%, seguido do Grupo BPI, com 3,2 milhões, mais 13.7%, do Grupo Totta, com 2,5 milhões, mais 13.5% e do Grupo Montepio Geral, com 2 milhões, menos 2.5%.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais