Visitar sites bancários em Março de 2005

Grupo Marktest,  19 abril 2005

Em Março, mais de meio milhão de portugueses visitaram, a partir de suas casas, sites de entidades bancárias, de acordo com os resultados do Netpanel meter da Marktest.

Foram 537 000 os portugueses com 15 e mais anos que, em suas casas, visitaram sites bancários durante o mês de Março de 2005. Este número representa 46.5% dos internautas com 15 e mais anos desse período.

O número de utilizadores únicos destes sites registou um pequeno aumento de 0.9% relativamente ao mês anterior, tendo-se observado maior actividade do que em Fevereiro, com aumentos nos restantes indicadores, nomeadamente no número de páginas visitadas, mais 14.3%, ou no tempo total de navegação, mais 5.3%.

Em Março, foram visitadas perto de 42 milhões de páginas de sites bancários, uma média de 78 por utilizador. O tempo de navegação total nestes sites superou as 313 mil horas, uma média de 10103 horas por dia e de 35 minutos por utilizador.

Na análise do perfil dos indivíduos que em Março visitaram sites bancários, vemos como 72.6% são homens, 62.9% têm menos de 35 anos, 50.8% pertencem às classes sociais alta e média alta e 52.1% residem nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Numa análise por classe social, vemos que as visitas das classes alta e média alta são mais frequentes do que as das restantes classes sociais em todos os períodos horários, excepto de madrugada. A classe baixa e média baixa apresenta um padrão semelhante ao da classe média de manhã e até às 16 horas, para a partir desse horário se distanciarem, apresentando a classe média mais visitantes do que aquela.

Em Março, 89.2% dos utilizadores únicos destes sites navegou em páginas seguras (https), um pouco menos do que no mês anterior (menos 2.2%). Foram visitadas mais de 33 milhões de páginas seguras, 79.6% do total de páginas de sites bancários visitadas. O tempo total de navegação em páginas seguras ascendeu a quase 244 mil horas, 77.8% do tempo total em sites bancários.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais