Jovens ouvem mais rádio

Grupo Marktest,  21 abril 2005

Segundo os dados do Bareme Rádio da Marktest, disponíveis no Anuário de Media & Publicidade 2004, os indivíduos entre os 15 e os 24 são os que mais ouvem rádio.

Numa análise para o ano de 2004, vemos como os vários grupos etários têm comportamentos de audiência de rádio diferenciados.

Os dados globais do ano para o total rádio mostram uma curva sempre descendente à medida que a idade aumenta. O grupo dos 15 aos 17 anos é o que apresenta maior audiência acumulada de véspera, de 74.6% - superior aos 58.0% da média do universo. A partir deste grupo etário, as audiências de rádio tendem a descer sempre, para atingir os 35.8% no grupo dos indivíduos com mais de 64 anos.

Uma análise por períodos horários mostra ainda mais diferenças entre as várias idades ao longo do dia.

Tal como se observa nos gráficos que apresentamos, os jovens dos 15 aos 17 anos são os que apresentam um comportamento mais diferente da média, pois se ao longo do dia registam quase sempre audiência acumulada de véspera inferior ao universo, destacam-se a partir das 17:30, quando registam valores bastante superiores a esta média.

Entre os 18 e os 24 anos o consumo tardio de rádio é também bastante superior à média, mas este grupo apresenta sempre valores acima do universo ao longo de todo o dia.

Os indivíduos com idades entre os 25 e os 34 anos destacam-se, pelo seu lado, por apresentarem os valores mais elevados no período que medeia as 8:30 e as 9:30, registando também ao longo de todo o dia maior audiência acumulada de véspera do que a média do universo.

Entre os 35 e os 44 anos o consumo é menor, descrevendo um padrão semelhante ao grupo etário anterior, com valores abaixo dele mas acima da média do universo.

A partir deste grupo etário, registamos quase sempre valores abaixo da média do universo, sendo o grupo dos que têm mais de 64 anos o que apresenta valores mais baixos nas audiências de rádio.

O Anuário de Media & Publicidade 2004 é um documento de consulta essencial para quem necessita de estar a par dos indicadores mais importantes sobre investimentos publicitários (na televisão, rádio, imprensa, outdoor e cinema) e audiência de meios (televisão, rádio, imprensa e internet).

Veja aqui a listagem completa de informação disponível no relatório.

Se deseja adquirir este relatório, pode fazer a sua encomenda pelos seguintes meios:

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais