Visitar sites bancários em Setembro

Grupo Marktest,  20 outubro 2005

Os resultados de Setembro do estudo Netpanel meter da Marktest indicam que 90% dos utilizadores únicos de sites bancários navegam em páginas seguras quando acedem a estes sites a partir do lar.

Foram 544 mil os portugueses com 15 e mais anos que visitaram sites bancários, quando em Setembro navegaram em suas casas na internet. Este número representa um acréscimo de 3.6% face ao mês anterior e de 3.4% relativamente ao mesmo mês de 2004.

A média diária de utilizadores destes sites situou-se nos 88 mil, mais 10.0% do que em Agosto e mais 15.8% do que em Setembro de 2004.

O total de páginas visitadas nestes sites superou os 34 milhões, registando um aumento mensal de 0.2% e uma diminuição homóloga de 6.6%.

O tempo total de navegação em sites bancários registou também uma manutenção face a Agosto, com mais 0.8% do que então e menos 6.5% face ao mês homólogo do ano anterior.

A grande maioria destes indivíduos acede a páginas seguras (https). Em Setembro, observou-se um número de 490 mil utilizadores únicos destas páginas, o que corresponde a 90.1% dos visitantes de bancos online. O peso dos internautas de páginas seguras no total de visitantes de sites bancários mantém-se relativamente estável ao longo do dia, como a análise do gráfico seguinte comprova.

Foram visitadas perto de 27 milhões de páginas seguras destes sites, por um total de 218 mil horas, tendo cada utilizador despendido, em média, 27 minutos a estas páginas.

Os sites do Grupo CGD mantêm-se na liderança em número de utilizadores únicos e em páginas visitadas. Depois de em Junho o Grupo CGD se encontrar muito perto do Grupo BCP em páginas visitadas, a tendência mais recente mostra um novo afastamento entre os sites de ambos os Grupos.

Em Setembro, 254 mil indivíduos visitaram sites do Grupo CGD, o que correspondeu a um aumento mensal de 12.9%. Na segunda posição, encontramos os sites do Grupo BCP, com 198 mil utilizadores únicos, mais 10.0% do que no mês anterior. O Grupo BES está na terceira posição, com 119 mil utilizadores únicos, mais 3.5%. Os sites do Grupo BPI ocupam a quarta posição, com 118 mil utilizadores únicos, mais 20.4% e são seguidos dos sites do Grupo Totta, com 82 mil utilizadores únicos, mais 12.3% e do Grupo Montepio Geral, com 51 mil utilizadores únicos, menos 12.1%.

Em páginas visitadas, a liderança mantém-se da CGD, a única entidade que viu o seu número de páginas visitadas aumentar relativamente a Agosto. Obteve 12,5 milhões, mais 10.5% do que no mês anterior. O Grupo BCP obteve 9,3 milhões de páginas visitadas, menos 4.0%. Na terceira posição, está o Grupo BPI, com 3,1 milhões, seguido do Grupo BES, com 3,1 milhões, do Grupo Totta, com 2 milhões e do Grupo Montepio Geral, com 1,5 milhões.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa