Ministros com nota negativa

Grupo Marktest,  20 outubro 2005

De acordo com os resultados apresentados pelo Barómetro Marktest/DN/TSF de Setembro, os portugueses continuam manifestamente desagradados com a actuação dos ministros que compõem o governo português.

Com efeito, a avaliação geral do governo mantém-se negativa, sendo o seu valor em Setembro (0.56) ainda mais baixo do que o já observado em Julho (então de 0.76).

O Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, foi o membro do governo com pior avaliação (0.32). Em sentido opost,o ficou Freitas do Amaral, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, com um índice de 1.15, indicando uma avaliação positiva da sua actuação.

Para além de Freitas do Amaral, e tal como já sucedera em Julho, apenas Mariano Gago (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) recolhe uma avaliação positiva junto dos entrevistados, com um índice de 1.13.

Apesar da nota negativa, Maria de Lurdes Rodrigues (Ministra da Educação), Isabel Pires de Lima (Ministra da Cultura) e António Costa (Ministro de Estado e da Administração Interna), obtiveram um índice de avaliação superior ao valor médio do executivo (respectivamente, 0.97, 0.74 e 0.58).

Os restantes ministros recebem avaliação negativa e abaixo da média do executivo. Depois de Pedro Silva Pereira, Nunes Correia (Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional) é o que recebe pior avaliação, com um índice de 0.35. Segue-se José Vieira da Silva (Ministro do Trabalho e Solidariedade Social), com um índice de 0.36.

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, é dos mais duramente avaliados pela opinião dos entrevistados neste Barómetro, com um índice de 0.37, muito abaixo da média. Em Julho, José Sócrates encontrava-se em sétimo lugar, com um índice de avaliação de 0.73 (já abaixo do valor médio para aquela data), descendo agora para décimo quarto.

Nesta análise foi utilizado o índice de imagem criado pela Marktest que permite comparar os resultados obtidos pelos vários ministros e reduzir o efeito que as não respostas têm nos resultados da sondagem. Este índice resulta do rácio das avaliações positivas pelas negativas ponderado pela percentagem de respostas expressas. Valores superiores a 1 significam avaliações positivas e valores inferiores a 1 significam avaliações negativas da actuação do ministro.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa