Ipsos adquire Mori ...

Grupo Marktest,  18 outubro 2005

A Ipsos adquiriu recentemente a firma inglesa independente Mori num negócio de 128,5 milhões de euros. Esta aquisição vai permitir à Ipsos uma quase duplicação das suas receitas no Reino Unido e vai torná-la a segunda maior empresa de estudos de mercado do país, de acordo com a tabela da British Market Research Association de 2004.

A Mori teve em 2004 receitas de 64,5 milhões de euros e um lucro operacional de 8,2 milhões de euros. As receitas da Ipsos no Reino Unido foram de 72,2 milhões de euros no mesmo período.

A Ipsos procurava desenvolver já há algum tempo as suas capacidades de pesquisa nas áreas de opinião pública e relações públicas no Reino Unido e uma ligação com a Mori era há muito pensada como uma proposta atractiva para o Grupo.

No verão de 2003 começou a falar-se sobre uma possível aquisição da Mori. Nessa altura, a Mori estava no meio da sua segunda venda de acções, que terminou com a Isis Equity Partners a adquirir um pouco menos de 50% do seu capital.

O acordo agora anunciado prevê que as duas empresas se fundam para formar a Ipsos Mori, que será liderada por Richard Silman, CEO da Ipsos no Reino Unido, Presidente executivo da nova entidade. Será também responsável pelos negócios de media research da nova empresa.

Brian Gosschalk, CEO da Mori, supervisionará as restantes áreas de actividade, enquanto Sir Bob Worcester, fundador da Mori, assumirá um novo papel como Presidente do conselho geral de aconselhamento da Ipsos Public Affairs.

Worcester havia abandonado recentemente a administração da Mori para se tornar Presidente vitalício da empresa. Foi substituído por Andrew Likierman, que depois da aquisição continuará a sua actividade como consultor da Ipsos Mori.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais