A política nos noticiários de Tv

Grupo Marktest,  20 outubro 2005

As notícias de âmbito político representaram 30.4% do tempo total de informação regular dos quatro canais nacionais de televisão, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

De Janeiro a 15 de Outubro de 2005, RTP1, 2:, SIC e TVI emitiram mais de 598 horas de informação regular de âmbito político, o que representou 30.4% das grelhas dos seus serviços regulares de informação.

Neste período, passaram 18054 peças dedicadas à política, um valor que corresponde a 27% do total de notícias.

Estas notícias tiveram uma audiência média de 7.9%, um pouco abaixo dos 8.1% registados na globalidade das notícias emitidas neste período.

A RTP1 foi o canal que mais notícias e mais tempo dedicou a este assunto, garantindo 32.3% do total de notícias emitidas sobre política e 33.8% da sua duração. Estas notícias registaram neste canal a sua maior audiência média, de 9.5%, face aos 9.1% observados na TVI, aos 8.7% registados na SIC e aos 1.9% obtidos na 2:.

Em média, as notícias sobre política tiveram uma duração um pouco inferior a 2 minutos (1m59s). Na SIC e na RTP1 registou-se um valor um pouco superior a este número, com 2 minutos e 2m5s, respectivamente. Pelo contrário, na 2: e na TVI a duração média foi um pouco inferior, de 1m54s e 1m55s, respectivamente.

Numa análise mensal, vemos como Fevereiro foi o mês onde mais notícias foram emitidas sobre política e onde mais tempo foi dedicado a este assunto, com 2467 peças de mais de 90 horas de emissão. Atendendo a que o mês de Outubro apenas considera os dados até dia 15, é provável que esta situação se altere e venha a ser este o mês com mais política nos nossos noticiários, pois nesses 15 dias a política representou 40.3% do total de peças jornalísticas e 47.6% da sua duração.

Abril foi, pelo contrário, o mês onde o tema obteve menor exposição, com 1241 notícias de quase 41 horas de duração.

Em Fevereiro observou-se igualmente uma maior duração média das notícias, com 2m12s, ao contrário de Maio onde as peças sobre política tiveram a menor duração média, de 1m51s.

O mês de Outubro (até dia 15) foi aquele onde a audiência média das peças sobre política foi superior, com 8.9%. Pelo contrário, em Junho estas notícias obtiveram os menores valores de audiência média, com 7.2%.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de janeiro e 15 de Outubro de 2005, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa