Observatório Mcom
Grupo Marktest,  20 outubro 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 3 e 9 de Outubro de 2005, a TVI registou 31.7% de share de audiência, a RTP1 25.8%, a SIC obteve 23.1%, a 2: 4.8% e o vídeo e outros canais 14.6%.

No top dos 10 programas com mais audiência na semana em análise, as novelas e a informação constituem os tipos de programas mais frequentes, com quatro posições cada, nema semana marcada pelas eleições autárquicas. A TVI colocou cinco programas neste top, a RTP1, três e a SIC, dois.

O jogo de apuramento para o Mundia de Futebol que opôs a selecção nacional à selecção do Liechtenstein, exibido dia 8 na RTP1, foi o programa mais visto da semana, com 20.6% de audiência média e 53.5% de share de audiência. Na segunda posição, ficou a novela da TVI Ninguém como Tu, que passou dia 3 e que registou 17.6% de audiência média e 44.9% de share de audiência. A terceira posição foi ocupada pela emissão de dia 4 do programa diário 1ª Companhia, do mesmo canal, que obteve 16.6% de audiência média e 43.1% de share de audiência. Em quarto lugar colocou-se a emissão de dia 7 da novela Mundo Meu, da TVI, com 15.0% de audiência média e 53.3% de share de audiência. O Jornal Nacional de dia 6, da mesma estação, foi o quinto programa mais visto da semana, tendo obtido 13.7% de audiência média e 34.2% de share de audiência.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise para o conjunto dos quatro canais generalistas, a RTP1 assegurou a maior oferta de informação regular, responsável por 32.9% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 31.1% do tempo noticioso total, a TVI emitiu 29.4% e a 2: ofereceu 6.5% deste valor.





Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela esteve perto dos 50 milhões de euros, um pouco abaixo dos valores precendentes. A SIC assegurou 46.8% deste montante, cabendo 40.5% à TVI, 12.6% à RTP1 e 0.1% à 2:.

A Vodafone reentra para a liderança da tabela das marcas que mais investiram em publicidade na semana. A Danone mantém a segunda posição e a TMN desce da primeira para a terceira posição.

No top de anunciantes, a Modelo Continente reentra para a liderança da tabela, seguida da Reckitt Benckiser, que sobe uma posição e da Vodafone Telecel, que faz a sua reentrada no top para terceiro.

Nas agências, registam-se poucas alterações em relação à semana precedente. A Euro RSCG mantém-se na liderarança da tabela de agências que mais investimento asseguraram em televisão, seguida da Young & Rubicam, que também mantém a sua posição e da JWT, que faz a sua reentrada na tabela.



Internet
placeholder Na semana em análise, 1 066 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, registando um aumento face ao observado na semana precedente.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .com (45.1%) e .pt (38.6%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 16.4% do tempo dedicado a este meio.



placeholder Na tabela de domínios mais acedidos na semana, o sapo.pt regressa à liderança, com 627 mil utilizadores únicos. O google.pt sobe a segunda posição, com 619 mil utilizadores únicos e o msn.com baixa para terceiro, com 616 mil utilizadores únicos, seguidos do passport.com com 528 mil utilizadores únicos e do clix.pt com 342 mil utilizadores únicos.







Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais