Observatório Mcom

Grupo Marktest,  13 outubro 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
Na semana que decorreu entre 26 de Setembro e 2 de Outubro de 2005, a TVI registou 31.8% de share de audiência, a RTP1 25.5%, a SIC obteve 23.9%, a 2: 4.5% e o vídeo e outros canais 14.2%.

Na semana em análise, no top dos 10 programas com mais audiência, sete foram exibidas pela TVI e duas pela RTP1. O futebol é o tipo de programa mais frequente no top, com quatro posições. Três novelas, dois programas de informação e uma emissão do reality show da TVI constituem os outros tipos de programas com mais audiência neste período.

O jogo entre o Manchester e o Benfica para a Liga dos Campeões, exibido dia 27 de Setembro na RTP1, foi o programa mais visto da semana, com 21.3% de audiência média e 51.3% de share de audiência. Na segunda posição, ficou o programa de comentários ao jogo da Superliga que a TVI passou dia 2 de Outubro e que registou 20.1% de audiência média e 48.5% de share de audiência. A terceira posição foi ocupada pela emissão de dia 26 de Setembro da 1ª Companhia, do mesmo canal, que obteve 19.1% de audiência média e 47.2% de share de audiência. Em quarto lugar colocou-se a emissão de dia 2 do Jornal Nacional da TVI, com 17.4% de audiência média e 44.1% de share de audiência. A novela Ninguém como Tu, que passou dia 28 foi o quinto programa mais visto da semana, tendo obtido 17.2% de audiência média e 42.7% de share de audiência.



Notícias TV
Na semana em análise para o conjunto dos quatro canais generalistas, a RTP1 assegurou a maior oferta de informação regular, responsável por 34.2% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 29.4% do tempo noticioso total, a TVI emitiu 27.8% e a 2: ofereceu 8.6% deste valor.





Publicidade TV
Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela superou os 50 milhões de euros, acima dos valores precendentes. A SIC assegurou 46.9% deste montante, cabendo 40.7% à TVI, 12.2% à RTP1 e 0.1% à 2:.

A TMN mantém-se na liderança da tabela das marcas que mais investiram em publicidade na semana. A Danone também mantém a segunda posição e a CGD entra para terceiro.

No top de anunciantes, a Procter & Gamble mantém-se na liderança da tabela, seguida da Telecomunicações Móveis Nacionais, que também mantém a posição e da Reckitt Benckiser, que reentra na tabela.

Nas agências, não alterações em relação à semana precedente. A Euro RSCG lidera a tabela de agências que mais investimento asseguraram em televisão, seguida da Young & Rubicam e da McCann Erickson.



Internet
Na semana em análise, 1 027 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, registando um aumento face ao observado na semana precedente.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .com (54.3%) e .pt (32.9%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 12.8% do tempo dedicado a este meio.



Na tabela de domínios mais acedidos na semana, o msn.com sobe à liderança, com 617 mil utilizadores únicos, ultrapassando o sapo.pt, que regista 610 mil utilizadores únicos. Os restantes domínios mantêm as suas posições, com o google.pt a receber 596 mil utilizadores únicos, o passport.com com 524 mil utilizadores únicos e o clix.pt com 319 mil utilizadores únicos.







Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais