Aumenta a leitura de jornais online
Grupo Marktest,  13 outubro 2005

placeholderOs dados de Setembro do estudo Netpanel meter da Marktest indicam que Setembro levou mais internautas a sites de jornais, revistas e informação nacionais, que aí acederam a partir do lar.

Em Setembro, 759 mil portugueses com 4 e mais anos acederam a sites de jornais, revistas ou de notícias portugueses, quando em susas casas navegaram na internet. Este número representa 56.3% dos internautas desse período e é o mais elevado deste ano.

Neste mês observou-se um aumento no número de visitantes destes sites, que receberam mais 13.6% de utilizadores únicos do que em Agosto e mais 21.2% do que no mês homólogo de 2004. A média diária de utilizadores únicos de sites portugueses de jornais, revistas ou notícias foi também superior à verificada no mês anterior, com 160 000, mais 30.1% do que então e mais 27.0% do que no mesmo mês do ano anterior.

placeholder

O total de páginas visitadas nestes sites registou também um incremento de 19.3% relativamente ao mês anterior, situando-se agora perto dos 47 milhões. Face a Setembro do ano passado, o aumento foi de 2.5%.

O tempo total de navegação, que esteve perto das 629 mil horas, aumentou 2.6% face a Agosto, mas desceu 10.1% relativamente a Setembro do ano anterior. Em média, foram dispensadas 20 964 horas por dia a estes sites e cada utilizador dedicou-lhes, em média, 50 minutos.

O padrão horário de utilização destes sites mostra uma tendência crescente até perto das 13 horas, altura em que se regista um "pico" de audiência neste meio; depois decresce; a partir das 17h30m volta a mostrar uma subida gradual, com alguns "picos" ás 19h15m e às21h00 para atingir o valor mais elevado por volta das 22h30m; depois dessa hora a audiência baixa consideravelmente.

Uma análise por sexos mostra, no entanto, comportamentos muito diferenciados entre homens e mulheres, com eles a observarem muito maior afinidade com este tipo de sites do que elas.

placeholder

O Público online continua como o jornal online mais acedido, tendo sido visitado em Setembro por 261 mil utilizadores únicos. O A Bola online retoma a segunda posição, com 242 mil visitantes, e o Record online baixa para a terceira posição com 221 mil utilizadores únicos.

Em páginas vistas, a liderança mantém-se dos desportivos, que ocupam as três primeiras posições. A Bola online lidera, com 10,3 milhões de páginas. Na segunda posição, mantém-se o Record online, com 7,7 milhões, seguido do Jogo online, que também mantém a terceira posição, com 4,5 milhões.

placeholder

O Correio da Manhã online protagonizou o maior aumento mensal face ao número de utilizadores únicos, que subiu 46.2%, registando em Setembro 136 mil (16ª posição).

Já em páginas visitadas, a maior subida face a Agosto foi observada no www.negocios.pt. Com 1,5 milhões páginas visitadas, mais do que duplicou o valor, aumentando 139.5% e colocando-se na 9ª posição.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt