Imagem de políticos em baixa
Grupo Marktest,  11 outubro 2005

placeholderObservando os resultados do Barómetro Marktest/DN/TSF para o mês de Setembro, verifica-se uma quebra generalizada da imagem dos líderes partidários com assento parlamentar.

Comparando os dados do Barómetro de Setembro com os resultados obtidos no Barómetro anterior (realizado em Julho de 2005), verifica-se que os entrevistados têm uma opinião negativa acerca dos líderes partidários e que essa imagem tem vindo a piorar.

A excepção a este panorama é Ribeiro e Castro (líder do Partido Popular) que em Setembro foi o único que não viu o seu saldo de imagem (diferença entre as opiniões que classificam positivamente a sua actuação e aquelas que a classificam de forma negativa) descer. Não foi, no entanto, além dos -27.5%, o segundo mais baixo, só ultrapassado por Marques Mendes, líder do Partido Social Democrata, com -30.4%.

Já José Sócrates (Primeiro-Ministro e líder do Partido Socialista) foi aquele que, dentro do grupo de líderes partidários com imagem negativa, obteve o saldo de imagem mais elevado (-25%). No entanto, esta percentagem representou para este político a sua maior queda, já que em Julho o seu saldo era de -5.9%.

Apesar da quebra verificada, Jerónimo de Sousa (líder do Partido Comunista Português) e Francisco Louçã (líder do Bloco de Esquerda) mantiveram um saldo de imagem positivo (respectivamente, 10.6% e 9.5%).

placeholder

Em Setembro, Francisco Louçã recebeu a mais expressiva avaliação positiva do mês, dada por 41.7% dos inquiridos neste Barómetro. Já José Sócrates foi o que recolheu a maioria das opiniões negativas, com 51.7% dos inquiridos a considerarem negativa a sua actuação. Ribeiro e Castro, pelo seu lado, foi o líder partidário que mais dúvidas suscitou nos inquiridos, já que 42.9% não souberam pronunciar-se a propósito da sua actuação.

Relativamente ao Presidente da República, Jorge Sampaio e ao Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a sua actuação resultou num saldo de imagem de 54.6% e 16.4%, respectivamente, o que também significou uma quebra do saldo de imagem destes dois políticos, já que, em Julho valor era, respectivamente, de 58.4% e de 44.9%.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt