Jerónimo de Sousa com melhor imagem
Grupo Marktest,  14 julho 2005

placeholderDe acordo com os resultados de Junho do Barómetro Marktest/DN/TSF Jerónimo de Sousa é agora o líder partidário com melhor saldo de imagem (diferença entre as opiniões que classificam positivamente a sua actuação e aquelas que a classificam de forma negativa).

Segundo os dados deste Barómetro, o saldo de imagem dos líderes partidários com assento parlamentar regista uma subida generalizada em Junho, excepção feita ao Primeiro Ministro e líder do Partido Socialista (PS), José Sócrates, que vê a sua actuação ser classificada mais negativamente do que no mês anterior.

Com efeito, observando o gráfico abaixo, mesmo entre os líderes partidários que têm o saldo de imagem negativo, como é o caso de Marques Mendes, líder do Partido Social Democrata e Ribeiro e Castro, líder do Partido Popular, o seu saldo de imagem sobe entre Maio e Junho.

A subida de Marques Mendes apresentou-se mais expressiva, comparativamente à de Ribeiro e Castro (4.5 pontos percentuais para o primeiro e 0.3 pontos percentuais para o segundo). Por outro lado, a percentagem dos que não sabem ou não respondem à questão relativa à actuação de Ribeiro e Castro mantém-se elevada, sendo em Junho de 50.9%.

placeholder

O Primeiro Ministro e líder do PS, José Sócrates, apesar de permanecer com o saldo de imagem positivo, protagonizou uma descida pelo terceiro mês consecutivo.

Já entre os líderes do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português (PCP) - Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa, respectivamente - o seu saldo de imagem não só se mantém positivo face a Maio, como volta a subir em Junho. É ainda de salientar que Jerónimo de Sousa obteve em Junho o saldo de imagem mais elevado, desde que é líder do PCP e é agora o líder partidário com melhor imagem.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação do líder e aquelas que a classificam de forma negativa. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha