Megafusão nos Estudos de Mercado: VNU (Nielsen) vai fundir-se com IMS (Indice Farmacêutico)
Grupo Marktest,  14 julho 2005
placeholder placeholder

O grupo VNU e a IMS Health anunciaram recentemente a sua decisão de fundir as duas empresas, num negócio avaliado em 5.8 mil milhões de euros.

A fusão, que se espera esteja finalizada no primeiro trimestre de 2006 e que está sujeita à aprovação de accionistas e entidades reguladoras, reunirá as antigas empresas da Dun & Bradstreet, IMS, ACNielsen e Nielsen Media Research - agora detidas pela VNU.

Chegam assim ao fim meses de especulação sobre a forma como a VNU iria gastar os mil milhões de euros que conseguiu com a venda em Novembro da VNU World Directories (Páginas Amarelas).

A alemã GfK chegou a ser apontada como um potencial alvo antes de ter comprado a NOP, enquanto muitos comentadores acreditavam que os executivos da VNU se inclinavam para a aquisição da Arbitron que desenvolveu o PPM e mede as audiências de rádio no EUA.

Segundo uma fonte citada pela revista Research, "Toda a gente pensou que a VNU usaria o dinheiro noutra agência de media mas parece agora evidente que a VNU está mais interessada em qualquer empresa que apresente taxas de resultados anuais superiores a 20%.

Enquanto entidade combinada, a VNU e a IMS Health esperam um EBITDA pro forma (Resultados Operacionais + Amortizações + Provisões) anual de cerca de 1.1 mil milhões de euros e uma margem de EBITDA de cerca de 23%.

Espera-se que a fusão agora anunciada gere sinergias anuais de EBITDA de 110 milhões de euros em 2008.

Rob van den Bergh, CEO da VNU, será o CEO da empresa combinada, enquanto o Presidente da IMS, David Carlucci, será o CEO delegado e chief operating officer. Depois da fusão, os accionistas da VNU deterão 65% do capital e os accionistas da IMS 35%.

Em Portugal, a ACNielsen e a IMS ocupam posições cimeiras no ranking das empresas de estudos de mercado, com um facturação anual de cerca de 25 milhões de euros e operando com elevadas taxas de rentabilidade.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt