Alcoutim com mais despesas com ambiente per capita
Grupo Marktest,  14 julho 2005

placeholder De acordo com os dados do INE, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o munícipio de Alcoutim é o que apresenta maiores despesas em ambiente per capita.

Os elementos do INE indicam que em 2002 as despesas municipais com ambiente ultrapassaram os 575 milhões de euros. A maior fatia destes custos relacionou-se com a gestão de resíduos, que consumiu 58.8% deste montante. A gestão de águas residuais representou 30.8% das despesas com o ambiente, tendo sido os restantes 10.4% gastos nos outros domínios.

O concelho de Alcoutim foi o que apresentou maiores custos per capita relacionados com o ambiente. O milhão de euros que o município algarvio despendeu nestes domínios equivaleu a um gasto de 302 euros per capita.

Vila Real de Santo António, também situado no Algarve, foi o segundo município com maiores gastos em ambiente per capita, de 259 euros.

Alcanena e Estarreja, que têm zonas industriais problemáticas para o ambiente, foram os outros concelhos com maiores custos ambientais per capita, de 238 euros e 230 euros, respectivamente.

placeholder

Os municípios de Lisboa e Porto foram, no entanto, os que mais gastaram em ambiente, com valores que representam 10.7% e 2.4% do total. Os gastos per capita destes concelhos cifraram-se em 112 e 55 euros, respectivamente.

Matosinho, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Loulé tiveram despesas municipais com ambiente próximas dos 2% do total nacional. No seu conjunto, estes seis concelhos representaram 21.4% das despesas dos municípios portugueses em ambiente.

placeholder

O Sales Index é o sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais