Low cost também nas comunicações
MediaMonitor,  14 julho 2005

O mercado português de telemóveis entrou numa nova fase, com as operadoras a lançarem-se numa verdadeira guerra de preços para operações móveis de baixo custo. A TMN foi a primeira a avançar com a ideia, ao anunciar a criação da Uzo, a nova marca de telecomunicações do grupo e com comunicação e estratégia independentes da TMN. Seguiu-se a Sonaecom (holding que detém a Optimus) a lançar a Rede4 também com o mesmo propósito.

No essencial, as novas marcas trazem promessas de preços mais baixos nas chamadas de telemóveis surgindo no mercado à imagem e semelhança das chamadas companhias aéreas de low cost ou das cadeias de distribuição de discount.

Estas duas novas entradas no mercado são acompanhadas de fortes campanhas publicitárias que visam transmitir a mensagem mais apelativa possível. A Rede4 tem criatividade da Santa Fé, o planeamento coube à MediaPlanning e a Uzo recorreu à brasileira Fisher e tem planeamento da Espaço OMD.

A campanha de TV da UZO teve início dia 21 de Junho e até ao dia 3 de Julho contou com 5 spots que passaram 466 vezes. A Rede4 estreou a 27 de Junho e com 3 spots obtendo um investimento, até ao dia 3 de Julho, de 743 959 euros, a preço tabela.

placeholder

Em rádio a análise estendeu-se até ao dia 10 de Julho tendo a Uzo estreado dia 22 de Junho e posto no ar 473 inserções. A Rede4, neste meio, estreou dia 7 de Julho nas 4 estações de rádio escolhidas pelo planeamento, onde teve 73 inserções.

placeholder

Em Imprensa a Uzo teve a sua estreia dia 22 de Junho e a Rede 4 dia 30, em análise estiveram ambas até ao dia 2 de Julho:

placeholder

Segundo os dados trabalhados pela MediaMonitor até à data, o investimento de ambas as marcas, em exterior, chegou a 645 871 euros, preço tabela.

placeholder

No total, a Uzo, que iniciou a sua campanha publicitária a 21 de Junho, já investiu 2 470 144 euros, a preço tabela, em 4 meios tradicionais e a Rede 4, com estreia 6 dias mais tarde, alcançou os 900 431 euros para os mesmos meios.

Análise efectuada com base nos softwares MediaMonitor.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais