Onde está metade do poder de compra do Continente?
Grupo Marktest, 31 março 2005

placeholder Numa análise dos resultados recentemente disponibilizados pelo sistema de informação Sales Index da Marktest, vemos como um pequeno número de concelhos concentra mais de metade do poder de compra do Continente.

De facto, 22 dos 278 concelhos do Continente concentram 50.2% do índice de poder de compra regional.

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde aos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, a capitação de impostos, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

A repartição geográfica deste índice mostra claramente como apenas 22 concelhos concentram metade do poder de compra de todos os 278 concelhos que compõem o Continente.

Neste grupo de 22 concelhos contam-se Lisboa, Porto, Sintra, Oeiras, Vila Nova de Gaia, Loures, Cascais, Almada, Matosinhos, Amadora, Coimbra, Braga, Seixal, Setúbal, Guimarães, Gondomar, Maia, Leiria, Vila Franca de Xira, Santa Maria da Feira, Odivelas e Loulé.

Destes, 11 concelhos situam-se na área da Grande Lisboa (até Setúbal), 6 na região do Grande Porto e 1 no Algarve. Para além de Leiria, que é um concelho do litoral, apenas 3 são concelhos do interior (Braga, Coimbra e Guimarães), sendo dois deles capitais de distrito.

No seu conjunto estes 22 concelhos ocupam 4.8% da área total do Continente e concentram 41.9% da população residente. Aqui estão também localizados 43.9% dos estabelecimentos de empresas e 49.7% das suas pessoas ao serviço.

Da mesma forma, concentram 74.0% da facturação das empresas, 71.2% dos impostos cobrados pelo Estado e 59.1% dos impostos autárquicos. No quadro pode analisar-se o peso que estes concelhos têm em relação a alguns indicadores sócio-económicos.

placeholder

O Sales Index é o sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.



Alguns produtos relacionados com esta notícia

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais