Classes sociais por concelho
Grupo Marktest, 26 abril 2005

placeholder O sistema de informação Sales Index da Marktest disponibiliza dados sobre a estrutura de classes sociais por concelho. Esta informação só é possível por se ter realizado um trabalho de integração de mais de 345 000 entrevistas realizadas nos estudos regulares da empresa nos últimos 4 anos.

Foram 346 295 as entrevistas realizadas nos anos de 2001 a 2004 pela Marktest, nos seus diversos estudos regulares de âmbito nacional, que estiveram na base da construção das classes sociais por concelho, agora disponíveis na base de dados do Sales Index.

O tratamento desta extensa base de dados permite que os utilizadores deste sistema de informação realizem análises segmentadas da população ao nível do concelho.

Os mapas representam a distribuição das várias classes sociais por concelhos. A sua análise permite tecer alguns comentários.

placeholder placeholder
placeholder placeholder

O concelho de Oeiras apresenta-se como aquele em que as classes alta e média alta têm maior peso no conjunto da sua estrutura demográfica. Dos residentes neste concelho, 41.8% pertence a estas classes sociais.

Lisboa, Cascais, Porto e Coimbra apresentam também uma estrutura de classes em que um terço ou mais da sua população pertence às classes sociais alta e média alta (38.7%, 35.8%, 33.9% e 33.3%, respectivamente).

Sintra, Odivelas, Amadora, Albufeira e Seixal são, por sua vez, os concelhos que apresentam o maior peso da classe média (de 35.4%, 33.9%, 33.5%, 33.5% e 33.4%, respectivamente). Nestes cinco concelhos, um terço ou mais da sua população está nesta classe social.

Oliveira de Azeméis, Marco de Canavezes, Paços de Ferreira, Paredes e Castelo de Paiva são, por seu turno, os concelhos onde mais peso tem a classe média baixa (46.3%, 45.4%, 45.2%, 43.5% e 43.3%, respectivamente).

Finalmente, é maior o peso da classe baixa nos concelhos de Alcoutim, Idanha-a-Nova, Sabrosa, Resende e Vimioso (60.2%, 59.5%, 58.0%, 56.8% e 56.7%, respectivamente).

Para além destes últimos cinco concelhos, em 17 outros (todos do interior) a população é maioritariamente da classe baixa, tendo esta um peso de 50% ou mais.

Dos 278 concelhos do Continente, apenas em 20 as classes alta, média alta ou média são maioritárias, abrangendo por isso 50% ou mais da sua população residente. O mapa seguinte representa, a escuro, estes concelhos, e, mais claro, aqueles onde a classe média baixa e baixa é predominante.

O Sales Index é o sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

placeholder





Alguns produtos relacionados com esta notícia

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais