Lisboa concede 29.7% do crédito à habitação
Grupo Marktest, 30 junho 2005

placeholder De acordo com os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o concelho de Lisboa concentra 29.7% do crédito concedido para habitação.

O INE contabiliza no ano de 2002, 65 mil milhões de euros concedidos para crédito à habitação, um valor que representa 29.1% do total de crédito bancário concedido nesse ano, que superou os 220 mil milhões de euros.

Uma análise regionalizada destes indicadores, recorrendo ao sistema de informação Sales Index da Marktest, mostra como é grande a concentração na distribuição do crédito bancário. O concelho de Lisboa, sozinho, concedeu 41.5% do total de crédito bancário e 29.7% do crédito à habitação nesse ano. Se a Lisboa juntarmos o concelho do Porto, vemos como estes dois concelhos representam em conjunto 47.5% do crédito concedido e 35.6% do crédito para habitação.

No ranking dos concelhos com maior peso na concessão de crédito bancário encontramos ainda Sintra, Amadora, Almada, Oeiras, Vila Nova de Gaia, Braga, Cascais e Coimbra. No total, estes dez concelhos concentram 58.3% do crédito concedido nesse ano.

placeholder

Quanto ao crédito concedido para habitação, o ranking é liderado por Lisboa, como referimos, a que se seguem Sintra, Porto, Almada, Vila Nova de Gaia, Oeiras, Cascais, Vila Franca de Xira, Amadora e Braga. Em conjunto, estes dez concelhos concentram 56.1% do total de crédito concedido para habitação.

placeholder

Nos dois rankings encontramos praticamente os mesmos concelhos, embora nalguns casos em posições diferentes. As excepções são Vila Franca de Xira, presente na lista dos dez concelhos com mais crédito à habitação e ausente da lista dos dez concelhos com mais crédito bancário e Coimbra, na situação inversa.

Quanto ao peso que o crédito à habitação tem no conjunto do crédito bancário concedido, vemos como na maior parte dos concelhos ele tem um peso superior à média nacional (no mapa, assinalados numa cor mais escura), de 29.1%.

Os concelhos de Lisboa e Porto, pelo contrário, apresentam uma relação entre o crédito à habitação e o total de crédito abaixo deste valor. Em Lisboa, o crédito à habitação representa 20.8% do total de crédito bancário e no Porto ele representa 23.3%.

placeholder

O Sales Index é o sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.



Alguns produtos relacionados com esta notícia

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais