Ficção nas Tvs
Grupo Marktest, 30 junho 2005

placeholder A ficção representa, de acordo com os dados da MediaMonitor, 22.9% da grelha dos quatro canais nacionais de sinal aberto e 30.1% da sua audiência.

Nos primeiros cinco meses de 2005, RTP1, 2:, SIC e TVI emitiram 3314 horas de programas de ficção, o que representou 22.9% da sua oferta neste período.

Estes programas tiveram uma relação positiva com a audiência, uma vez que, do total de minutos recepcionados, 30.1% foram relativos a programas de ficção. Estes programas tiveram assim uma "procura" 31.4% acima da sua oferta.

No conjunto dos programas de ficção, os Filmes representaram 35.4% da oferta destes canais, as Séries representaram 30.1% e as Telenovelas 29.1%, constituindo assim os três tipos de programas de ficção com mais tempo de emissão nos primeiros cinco meses do ano.

Quanto à "procura" de programas de ficção, ela não segue este padrão, sendo o maior consumo observado nas Telenovelas, que representam 53.5% do total da audiência do período. Os Filmes surgem em segundo lugar, com 23.7% da procura e as Séries em terceiro, com 20.3%.

placeholder

As Telenovelas são assim o único tipo de programa de ficção que tem uma relação positiva entre a estrutura da oferta e da procura, pois esta supera aquela, como o demonstra o índice Alfa (alp%). Com um valor de 183.8, o índice evidencia o facto do peso da audiência de Telenovelas estar 83.8% acima do peso que têm na grelha destes canais.

placeholder

Esta análise foi realizada com o software Telereport da MediaMonitor para o período compreendido entre Janeiro e Maio de 2005. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais