2,6 milhões lêem livros

Segundo os dados do estudo Consumidor da Marktest, o número de leitores de livros tem registado um crescimento em Portugal. Em 2005, são mais de 2,6 milhões.

Grupo Marktest,  6 junho 2006

São 2 609 mil os residentes no Continente com 15 e mais anos que costumam ler livros (referência: fizeram-no no último mês), de acordo com os dados de 2005 do Consumidor.

Este valor representa 31.4% do universo em estudo e tem registado uma tendência de crescimento, embora lenta, nos últimos anos.

O hábito de ler livros apresenta grandes diferenças entre a população, sendo a ocupação e a classe social as variáveis mais discriminantes nesta análise. Mas também o género, a idade e a região apresentam comportamentos diferenciados.

As mulheres lêem mais do que os homens. Entre elas, 35.3% são leitoras, face aos 27.1% de homens que também lê livros. Entre as regiões, destacam-se os residentes na Grande Lisboa, com hábitos de leitura superiores à média (48.4%).

Também os jovens apresentam valores acima da média. Entre os 15 e os 17 anos, 53.8% afirma ser leitor de livros, um número que desce gradualmente à medida que a idade aumenta. Entre os indivíduos com mais de 64 anos, apenas 19.6% também lê livros.

A análise da ocupação e da classe social mostra comportamentos mais diferenciadores. Entre os quadros médios e superiores, é de 65.0% a taxa de leitores, não passando de 13.2% entre os trabalhadores qualificados. Os estudantes também apresentam valores acima da média, com 57.8% de leitores de livros. Na classe alta e média alta, 59.4% dos indivíduos costuma ler livros, face aos 16.7% dos indivíduos da classe baixa que também o faz.

Uma análise do perfil dos leitores de livros evidencia que 46.6% deles residem nas regiões da Grande Lisboa ou do Litoral Centro, 58.7% são mulheres, 58.1% têm entre 18 e 44 anos, 62.5% pertencem às classes alta, média alta e média e 59.0% são quadros médios e superiores, estudantes ou reformados.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais