Marktest inicia divulgação de medição padronizada de tráfego de sites A medição do desempenho de sites está a sofrer uma revolução em Portugal. A Marktest, fornecedora dos dados de audiência de meios em Portugal, está a desenvolver o projecto SIM.net - um sistema de integração dos dois tipos de dados de Internet, normalmente disponíveis nos países com maior desenvolvimento de medição Internet: a medição de tráfego, centrada em cada site e a medição de audiências de Internet, a partir dos cibernautas. O primeiro sistema recenseia o tráfego de um site, sem no entanto fornecer informação do perfil dos visitantes nem informação sobre outros sites, nomeadamente da concorrência. O segundo, permite conhecer o perfil dos visitantes de cada site e fornece informação sobre todos os sites. Tal como acontece na maior parte dos países que dispõem de estudos deste tipo, cobre apenas o consumo Internet a partir de casa, dado as empresas recusarem a instalação de audímetros nos seus computadores. A Marktest foi pioneira na medição user-centric, com o Netpanel, lançado em 2001. Entretanto, em 2005, lançou o Netscope, um sistema de medição site-centric, em parceria com a empresa francesa Weborama. Este sistema, para além da medição exacta do tráfego de um site, com dados em tempo real, permite a adesão à medição padronizada. A padronização Netscope de métricas web garante a uniformidade de critérios de medição e a transparência dos dados anunciados por cada site aderente a este sistema. Actualmente, o Netscope mede o tráfego de uma dezena de sites, que totalizam mais de 100 milhões de pageviews por mês. Alguns desses sites já preenchem integralmente as condições estabelecidas para a padronização Netscope, enquanto outros estão no processo de adopção de todos os critérios exigidos. A Bola: liderança dos sites com medição padronizada Netscope O site de "A Bola" lidera o conjunto de sites com medição padronizada no Netscope: Em Maio, obteve 42 194 513 visualizações de páginas, resultantes de cerca de oito milhões e meio de acessos.  abola.pt: Dados mensais de tráfego padronizado Netscope (page views) (Tráfego padronizado Netscope)
No corrente ano, o seu pico decorreu em Maio (seguindo a tendência das edições electrónicas de jornais desportivos), com 42 milhões de page views, resultantes de 8 milhões e meio de visitas. Autohoje: o primeiro site de um meio com medição padronizada O autohoje.com. foi o primeiro site de meios a cumprir os critérios de padronização para o Netscope. Em Maio último foi visitado por 215 940 browsers, totalizando 8 549 375 page views.  Autohoje.com: Dados mensais de tráfego padronizado Netscope (page views) (Tráfego padronizado Netscope)
Expresso-Emprego: o site aderente, com crescimento mais regular O site do Expresso-Emprego tem apresentado um crescimento regular nos últimos 12 meses, tendo em conta a redução sazonal nos meses de Agosto e Dezembro.
Durante estes doze meses, teve um crescimento de 40% no total de visualizações/mês e um crescimento de quase 50% no número de computadores que o acederam. Em Maio deste ano atingiu 7 574 604 pageviews, gerados a partir de 385 482 browsers diferentes.
 Expressoemprego.pt: Dados mensais de tráfego padronizado Netscope (page views) (Tráfego padronizado Netscope)
Informação regular ao mercado A Marktest vai passar a divulgar, livremente, rankings mensais de tráfego dos sites nacionais medidos pelo Netscope que adoptaram e seguem as respectivas normas de padronização de medição de tráfego. A crescente implantação do Netscope, como ferramenta independente na medição de tráfego internet e a iniciativa de divulgação pública de dados de tráfego resultantes, trarão maior transparência e confiança ao mercado da Internet em Portugal. Para mais informações sobre este assunto, visite o site www.netscope.marktest.pt. |