Sócrates protagoniza 29 horas de informação na Tv
Entre as principais figuras de Estado e líderes de partidos com assento parlamentar, foi José Sócrates o que protagonizou mais notícias televisivas nos primeiros nove meses de 2006, com mais de 29 horas, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest,  23 novembro 2006

placeholder De Janeiro a Setembro de 2006, Cavaco Silva, Jaime Gama, José Sócrates, Marques Mendes, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Ribeiro e Castro protagonizaram 2695 trabalhos jornalísticos emitidos nos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI.

Estas notícias, que totalizaram 108 horas e 38 minutos, representaram 4.5% do total de trabalhos emitidos no período e 5.8% da sua duração.

Uma análise por trimestres permite verificar que foi no primeiro trimestre deste ano que mais vezes e por mais tempo estas personalidades estiveram nos noticiários de televisão, o que não se pode desligar do facto desse período ter abrangido as eleições presidenciais e de três delas terem sido candidatas nessas eleições (Cavaco Silva, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã).

No primeiro trimestre protagonizaram 1254 trabalhos, cerca de metade (46.5%) do total registado nos primeiros nove meses do ano.

placeholder

Em duração, estas personalidades protagonizaram no primeiro trimestre mais de 51 horas de informação regular, o que correspondeu a 47.2% do total observado no período em análise.

placeholder

Do conjunto de personalidades em análise, foi José Sócrates aquele que mais notícias protagonizou e também aquele onde o seu tempo de exposição nos noticiários enquanto protagonista foi maior. No total, Sócrates interveio em 720 notícias na primeira pessoa por 29 horas e 32 minutos. Pelo contrário, Jaime Gama foi o que protagonizou menos matérias, num total de 22, que tiveram 58 minutos de duração.

placeholder

Em número de notícias, Cavaco Silva, José Sócrates, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã estiveram mais expostos nos ecrãs durante o primeiro trimestre do ano. Já Jaime Gama, Marques Mendes e Ribeiro e Castro tiveram no segundo trimestre do ano maior cobertura por parte dos noticiários de televisão.

Em duração das notícias, todos tiveram maior cobertura durante o primeiro trimestre, à excepção de Jaime Gama e Ribeiro e Castro, mais expostos durante o segundo trimestre do ano.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2006, segundo a seguinte Nota Metodológica. Foram apenas analisadas as notícias em que cada uma das personalidades era protagonista (intervinha na primeira pessoa). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.