Sócrates protagonista de mais notícias na Tv

Entre as principais figuras de Estado e líderes de partidos com assento parlamentar, foi José Sócrates o que protagonizou mais notícias televisivas no primeiro semestre de 2006, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  6 julho 2006

De Janeiro a Junho de 2006, Cavaco Silva, Jaime Gama, José Sócrates, Marques Mendes, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Ribeiro e Castro protagonizaram 2125 trabalhos jornalísticos emitidos nos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI.

Estas notícias, que totalizaram 84 horas e 50 minutos, representaram 5.2% do total de trabalhos emitidos no semestre e 6.8% da sua duração.

Uma análise por meses permite verificar que foi em Janeiro que mais vezes e por mais tempo estas personalidades estiveram nos noticiários de televisão, o que não se pode desligar do facto de esse ter sido esse o mês das eleições presidenciais e de três delas terem sido candidatas nessas eleições (Cavaco Silva, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã).

Do conjunto de personalidades em análise, foi José Sócrates aquele que mais notícias protagonizou e também aquele onde o seu tempo de exposição nos noticiários enquanto protagonista foi maior. No total, Sócrates interveio em 595 notícias na primeira pessoa por 22 horas e 7 minutos. Pelo contrário, Jaime Gama foi o que protagonizou menos matérias, num total de 19, que tiveram 48 minutos de duração.

Em número de notícias, à excepção de Cavaco Silva, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, que estiveram mais expostos nos ecrãs em Janeiro, todas as outras personalidades tiveram em Março uma maior cobertura por parte dos noticiários de televisão.

Já em duração das notícias, os candidatos presidenciais também obtiveram maior cobertura em Janeiro, José Sócrates e Marques Mendes em Março, Jaime Gama em Abril e Ribeiro e Castro em Maio.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2006, segundo a seguinte Nota Metodológica. Foram apenas analisadas as notícias em que cada uma das personalidades era protagonista (intervinha na primeira pessoa). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa