Imagem de Cavaco Silva em alta

O Presidente da República, Cavaco Silva, é a personalidade com melhor saldo de imagem, de acordo com os resultados de Junho do Barómetro Marktest/DN/TSF, protagonizando ainda a maior subida dos últimos meses.

Grupo Marktest,  6 julho 2006

Os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Junho revelam uma nova subida do saldo de imagem do Presidente da República, sendo este o político com melhor imagem, de acordo com a opinião manifestada pelos residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos.

O Presidente da República, Cavaco Silva, cujo saldo de imagem tem vindo a subir ao longo dos últimos meses, atingiu em Junho um novo máximo, com 37%, um valor significativamente superior aos 16% alcançados em Fevereiro, logo após a sua eleição.

O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, apesar de algumas oscilações, manteve desde o início do ano um saldo de imagem positivo, chegando a Junho com 13% (a mesma percentagem de Maio).

No que respeita aos líderes dos partidos com assento parlamentar, Jerónimo de Sousa foi o que obteve o saldo de imagem mais elevado (8%), recuperando o primeiro lugar que mantinha desde o início do ano (exceptuando Maio) e protagonizando a maior subida mensal entre os líderes partidários analisados.

Já Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda e com um saldo de imagem de 8% (o mesmo valor que o obtido em Maio) iguala o líder do PCP, partilhando com este o primeiro lugar em termos de saldo de imagem. Este líder viu o seu saldo diminuir 8% entre Fevereiro e Junho.

Relativamente a José Sócrates, Primeiro-Ministro e líder do Partido Socialista, o seu saldo de imagem alcançou em Junho 6%, representando o dobro do verificado no mês anterior e uma subida de 10% face ao início do ano.

Com um saldo de imagem constantemente negativo (entre Fevereiro e Junho) permaneceu Marques Mendes, líder do PSD e Ribeiro e Castro, líder do CDS-PP.

Em Junho, Marques Mendes manteve o segundo pior saldo (-7%) e Ribeiro e Castro não foi além de -14% (o pior saldo desde Março de 2006).

O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação do líder e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa