Mais de 2 milhões de lares têm animais domésticos
O estudo Consumidor 2005 da Marktest contabiliza mais de 2 milhões de lares com animais domésticos.
Grupo Marktest,  12 dezembro 2006

placeholder

A edição de 2005 do Consumidor indica que 2 212 mil lares no Continente têm animais domésticos, um valor que representa 63.1% do universo em estudo.

O número de lares com animais de estimação tem-se mantido relativamente estável nos últimos anos, evidenciando até uma ligeira subida no período em análise.

placeholder

A existência de animais no lar mostra uma grande homogeneidade entre os vários targets, sendo a região a que evidencia comportamentos mais diferenciados.

A presença de animais domésticos é maioritária em todos os grupos em análise, à excepção dos lares da região da Grande Lisboa, onde os animais domésticos estão presentes em 49.1% deles - mesmo assim um valor bastante elevado.

Na análise da idade da dona de casa (indivíduo responsável pelas compras para o lar), as maiores diferenças encontram-se nos lares onde a dona de casa tem mais de 64 anos, com um valor inferior à média.

Entre as regiões, o valor mais elevado é encontrado junto dos lares do Interior Norte: em 69.3% deles existe, pelo menos, um animal doméstico.

Na ocupação do chefe de família (indivíduo que contribui com maior rendimento para o lar) são também observados comportamentos menos homogéneos, com os lares onde estes indivíduos ocupam cargos como quadros médios e superiores a distanciarem-se da média, com 56.0%, contrariamente aos lares cujos chefes de família são trabalhadores qualificados, onde existem animais em 70.8% deles.

Entre as classes sociais, registam-se valores abaixo da média junto dos lares das classes sociais alta e média alta, com 56.0%, contrariamente aos 67.9% de lares da classe média baixa que possuem animais domésticos.

Na análise da estrutura etária da família, não se registam diferenças significativas.

placeholder

Uma análise do perfil sócio-demográfico dos lares com animais domésticos mostra ainda que 45.2% deles se localizam nas regiões do Litoral ou do Interior Norte, 54.2% têm donas de casa com idades entre os 35 e os 54 anos, 59.1% pertencem às classes sociais média baixa ou baixa e em 55.8% deles os chefes de família são inactivos ou exercem ocupações

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.