Audiências de Tv: um novo padrão está a emergir?

Os portugueses estão a ver mais Tv de manhã cedo, o que configura uma curva diária com quase 3 picos de audiência. Os dados da Marktest Audimetria/MediaMonitor sugerem assim que o padrão de audiência de Tv em Portugal está a mudar.

Grupo Marktest,  19 julho 2007

A análise dos dados do primeiro semestre de 1999 e de 2007 parece sugerir que se esboça um novo padrão de audiência de televisão em Portugal.

Tradicionalmente, a curva de audiência média diária do nosso país evidencia dois picos de audiência: um primeiro entre as 12h30m e as 14h30m e um segundo entre as 20h00m e as 23h00m. O gráfico relativo ao primeiro semestre de 1999 descreve este efeito do tipo "duas bossas".

Este padrão não é comum a todos os países. Uma análise recente da EurodataTV mostrava precisamente diversos padrões de consumo de televisão: apenas um pico (ex: EUA), dois picos (ex: Espanha), três picos (ex: Peru):

O padrão português parece assemelhar-se mais ao espanhol, embora em Espanha o "pico" da hora de almoço ocorra mais tarde do que em Portugal. Veja-se a curva portuguesa para o primeiro semestre de 2007:

Mas se compararmos os dados do primeiro semestre de 1999 e do primeiro semestre de 2007, vemos como há uma diferença significativa no padrão de consumo deste meio, esboçando-se já um terceiro "pico" na curva de audiência média diária, que ocorre entre as 7h00m e as 9h00m.

O período da manhã tem assim ganho peso nestes últimos anos. A audiência média das 7 às 9 da manhã mais do que triplicou face a 1999, passando de 1.2% para 4.0%. Este período horário foi mesmo o que protagonizou maior aumento face ao primeiro semestre de 1999.

Esta análise foi realizada para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2007, tendo sido utilizado o software MMW/Telereport da MediaMonitor. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa