Mais cinéfilos na Grande Lisboa

Os resultados do Bareme Cinema, recentemente divulgados pela Marktest, mostram que é na região da Grande Lisboa que é maior a taxa de cinéfilos.

Grupo Marktest,  19 julho 2007

Os dados do Bareme Cinema, relativos ao período compreendido entre Julho de 2006 e Junho de 2007, mostram que, no Continente, 2 529 mil portugueses com 15 e mais anos costumam ir ao cinema.

Este valor representa 30.4% do universo em estudo, mas apresenta uma grande diferenciação sobretudo se analisada a idade dos entrevistados. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 69.6% afirma costumar ir ao cinema, tal como 68.6% dos jovens entre os 18 e os 24 anos e 72.0% dos estudantes, que constituem assim os targets com maior afinidade com este meio.

Em termos regionais, são também evidentes as diferenças, com os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto a apresentarem taxas mais elevadas de ida ao cinema. Na Grande Lisboa, 39.7% dos residentes dizem ter o hábito de ir ao cinema, enquanto no Grande Porto esse valor baixa um pouco para os 38.8%.

Os mais adeptos da sétima arte, aqueles que frequentam as salas de cinema todas as semanas, superam o meio milhão de indivíduos (573 mil), o que representa 6.9% do universo em estudo e 22.7% dos que dizem ter o hábito de ir ao cinema.

Neste indicador, as regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto aparecem um pouco mais distantes uma da outra. Na primeira região, 27.0% dos residentes que dizem ter o hábito de ir ao cinema dizem que o fazem semanalmente, enquanto na segunda essa percentagem baixa para 23.4%. Ambas as regiões apresentam, no entanto, um valor superior à média do Universo, já que 22.7% dos amantes de cinema dizem frequentar as salas pelo menos uma vez por semana.

Os cinéfilos do Interior Norte também se mostram mais assíduos do que os do Sul ou do Litoral Centro. De facto, é no Interior Norte que encontramos a taxa mais baixa de ida ao cinema (22.5% dos seus residentes). Mas, os que vão, dizem fazê-lo mais frequentemente do que os cinéfilos daquelas duas regiões (21.2% dos cinéfilos do Interior Norte vai ao cinema pelo menos uma vez por semana).

O Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais