Geomarketing e Segmentação

No Congresso da Apodemo, Susana Correia da Marktest.com apresentou uma comunicação subordinada ao tema Geomarketing e Segmentação, de que fazemos um resumo neste artigo.

A comunicação apresentada tinha como objectivo apresentar um caso-estudo de definição de um modelo de localização aplicado ao sector automóvel. O modelo foi definido utilizando o Sales Index, a ferramenta de geomarketing da Marktest.com.

A análise efectuada teve os seguintes objectivos:

  • Análise do potencial concelhio para o mercado automóvel
  • Caracterização do posicionamento concelhio
  • Criação de um modelo de localização
  • Identificação de concelhos com potencial de crescimento

A metodologia utilizada recorreu essencialmente a desk research e análise estatística e geográfica de informação.

O modelo tem as seguintes componentes:

  • Criação de um índice de potencial económico ao nível do concelho

    Na construção deste índice (total do Continente = 1000) utilizou-se essencialmente Análise de Componentes Principais para reduzir a redundância de informação. O índice dá uma medida de concentração do potencial económico em cada concelho.
  • Criação de um índice de consumo

    O índice de consumo automóvel tomou como base as vendas de automóveis por concelho, fornecendo uma medida da concentração de vendas por concelho (total do Continente = 1000).
  • Criação de um índice de potencial para o mercado automóvel

    Depois de uma análise de clusters que tipificou os concelhos do Continente em cinco grupos homogéneos, o índice de potencial do mercado resulta dos dois índices precendentes, ponderados de acordo com o cluster a que o concelho pertence. Fornece uma medida do potencial de mercado em cada concelho (total do Continente = 1000).
  • Criação de um modelo de distribuição

    A aplicação do índice de potencial de mercado ao número de concessionários existentes, permite encontrar a rede “esperada” por concelho. A análise da distribuição “esperada” e da distribuição real permite detectar áreas de crescimento ou estagnação do mercado.

Este modelo pode ser aplicado a outros mercados. Se pretende mais informação sobre o Sales Index, contacte-nos.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais